Publicado em 24/11/2020


A BIOFUND assina o 1º acordo de subvenção no âmbito do Programa PROMOVE Biodiversidade, para apoio ao Parque Nacional do Gilé.

Com o financiamento  da União Europeia, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, assinou neste mês de Novembro de 2020, o primeiro acordo de subvenção no âmbito do programa PROMOVE Biodiversidade, com a Fundação Internacional de Gestão da Fauna/ François Sommer Foundation/International Foundation for Wildlife Management  – FFS-IGF no valor aproximado de 2.3 milhões de Euros para apoio directo ao Parque Nacional do Gilé, até ao ano de 2025.

Com a assinatura do acordo, pretende-se agregar valor à longa experiência de assistência técnica e financeira levada a cabo pela FFS-IGF no apoio à gestão e administração do Parque Nacional do Gilé, com enfoque no reforço da capacidade de fiscalização da biodiversidade baseado no Acordo Técnico de Gestão e Desenvolvimento do Parque Nacional do Gilé estabelecido desde 2007 entre a Administração Nacional das Áreas de Conservação – ANAC e a FFS-IGF.

Este projecto, enquadra-se no contrato de subvenção entre BIOFUND e a União Europeia, no contexto da implementação do projecto “PROMOVE Biodiversidade”, que prevê desembolsar 10.2 milhões de Euros sob gestão da BIOFUND. O projecto visa abranger 3 áreas geográficas, nas províncias da Zambézia e Nampula, nomeadamente: o monte Mabu, o Parque Reserva Nacional do Gilé e a Área Protegida das Ilhas Primeiras e Segundas.