Publicado em 18/01/2021


Comunidade de Muthemba Safaris na província de Gaza, comprometida com a conservação da biodiversidade

Através da abertura de novas escolas, furos de água para as comunidades, promoção de actividades de educação ambiental nas escolas locais, entre outras actividades de desenvolvimento comunitário, Muthemba Safaris sensibiliza as comunidades a abraçarem a causa da preservação dos recursos naturais. Esta foi a forma de manter a comunidade da zona tampão comprometida na conservação dos cerca de 10.000 hectares de floresta de Mopane e fauna maioritariamente composta por búfalos, elefantes, impalas, leopardos, hienas, leões, e diversas espécies de aves. Afinal conservação é desenvolvimento.

“A relação da Muthemba Safaris com a comunidade local é muito boa, a acções de responsabilidade social tem contribuído para o engajamento da comunidade nas actividades de conservação”. Declarou Zefanias Williamo Sibanda, membro da comunidade de Tchenge e fiscal do Muthemba Safaris.

Este dado foi avançado aquando da visita de monitoria, realizada a Mutemba Safaris, uma Fazenda de Bravio localizada no Posto Administrativo de Chicualacuala, distrito de Massangena, província de Gaza, no âmbito do BIO-Fundo de Emergência. Este programa beneficia a área no pagamento de salários dos fiscais desde Agosto de 2020, que eram anteriormente cobertos com fundos provenientes de receitas turísticas, que devido a covid 19 são de momento inexistentes.