Publicado em 21/12/2020


Estagiários do PLCM trocam experiências em liderança e inovação no sector da conservação

Com vista a acompanhar os estágios desenvolvidos nas Áreas de Conservação e a nível das instituições centrais de conservação da biodiversidade, o Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique -PLCM, promoveu um Webinar para a troca de experiências entre os estagiários. O evento decorreu no dia 15 de Dezembro, através da plataforma ZOOM.

Durante cerca de 3 horas, estagiários afectos aos diferentes centros de estágios a nível nacional, trocaram experiências sobre as actividades desenvolvidas, durante o primeiro período de estágio, assim como sobre os desafios enfrentados e partilharam ideias inovadoras que podem ser aplicadas para o desenvolvimento do sector de conservação.

Formados em diferentes áreas do saber, os jovens demonstraram que todas as áreas de formação podem contribuir para a conservação da biodiversidade. Um exemplo a destacar é Vitalina da Graça, jovem formada em Psicologia Clínica, que está a aplicar os seus conhecimentos à motivação dos fiscais do Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto – PNAB.

O trabalho de fiscalização requer um acompanhamento contínuo e muita motivação. Nesta vertente, tenho realizado dinâmicas de grupo e individuais, e avaliações psicológicas e comportamentais com os fiscais e trabalhadores do PNAB. Espero que estas sessões melhorem as actividades dos profissionais e assegurem bons resultados de fiscalização” – disse Vitalina da Graça.

Mostrando-se verdadeiros líderes de conservação, os jovens estão a introduzir ideias e conceitos inovadores no sector de turismo, fiscalização e desenvolvimento comunitário nas áreas onde estão inseridos.