Publicado em 18/10/2017


Inauguração da Exposição e Feira Multimédia Sobre Biodiversidade em Quelimane

Neste primeiro dia houve mais de 400 visitantes, entre eles alunos de 4 escolas primárias e 1 escola secundária. Como complemento a este evento, iniciou também ontem, um fórum sob o tema “Actual Cenário da Biodiversidade na província da Zambézia”, precedido de uma sessão solene presidida por sua Excia o Governador da Província, que contou com uma audiência de mais de 200 participantes, incluindo membros do governo provincial, parceiros de cooperação, ONGs, académicos, sociedade civil e estudantes. O Fórum teve apresentações sobre as principais iniciativas na província e mecanismos de coordenação e partilha de conhecimento, com um caloroso debate sobre a problemática da agricultura itinerante e o uso de combustíveis lenhosos que contribuem para o desmatamento das florestas.

Esta é a 3º edição da exposição itinerante da BIOFUND, realizada em parceria com a Universidade Pedagógica (UP), o Governo Provincial da Zambézia, a Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE/A Politécnica), a Fundação Universidade Pedagógica (FUP), o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Administração Nacional das Áreas de Conservação e conta com o patrocínio do Banco Mundial, projecto MozBio, FNDS, projecto SUSTENTA e União Europeia.

Hoje, (18 de Outubro), o Fórum continua, com destaque para a “Consulta pública sobre o futuro programa de apoio à biodiversidade elaborado pela União Europeia” e “Biodiversidade e Conservação na Província da Zambézia”.