Apoio ao Desenvolvimento de Contrabalanços da Biodiversidade

Os Contrabalanços da Biodiversidade (offsets) são um mecanismo de compensação pelos impactos negativos que podem resultar de projectos de desenvolvimento, nomeadamente a exploração de recursos naturais, depois de terem sido tomadas as medidas apropriadas de prevenção e mitigação. “O propósito dos contrabalanços da biodiversidade é o de atingir uma situação sem perdas líquidas – ou, preferencialmente, com ganhos líquidos – de biodiversidade, com base no respeito pela composição em espécies, estrutura do habitat, função do ecossistema e uso humano e valores culturais associados à biodiversidade.” – define o HandBook sobre os offsets da biodiversidade, editado pelo BBOP.

  • A BIOFUND faz parte do grupo de trabalho estabelecido pelo “Roadmap dos Contrabalanços da Biodiversidade em Moçambique” do Banco Mundial, liderando reuniões regulares com vários intervenientes.
  • A BIOFUND é também parceiro local do projecto piloto COMBO que visa apoiar Moçambique na implementação e disseminação de uma política de Nenhuma Perda Líquida de Biodiversidade, utilizando a hierarquia de mitigação como ferramenta de base, incluindo os contrabalanços da biodiversidade. O projecto está a ser implementado pela WCS e Forest Trends (membros do secretariado BBOP – Business and Biodiversity Offsets Programme) e pela empresa Biotope. Os financiadores do COMBO são a AfD, o FFEM e a Foundation Mava, sendo que para além de Moçambique, o projecto está a ser desenvolvido em Madagáscar, Uganda e Guiné Conakri.