A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) participa de 25 a 28 de Agosto de 2025, na 15ª Assembleia Geral do Consórcio de Fundos Africanos para o Ambiente (CAFÉ), realizada em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC). O evento reúne 20 fundos africanos de conservação, com vista a criar um espaço estratégico de cooperação, partilha de experiências e mobilização de recursos financeiros em prol da biodiversidade em Africa.
Publicado em 27/08/2025
BIOFUND marca presença na 15ª Assembleia Geral do CAFÉ em Kinshasa
A sessão de abertura contou com a presença do Director-geral do Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN), instituição que celebra este ano o seu centenário, iniciado com a criação do Parque Nacional de Virunga, o primeiro parque nacional de África. O encontro é organizado pelo Fonds Okapi, fundo ambiental privado congolês semelhante à BIOFUND, cujo endowment atingiu 67 milhões de USD em 2025.
De acordo com o Presidente do CAFÉ, Théophile Zognou, a escolha de Kinshasa para acolher a assembleia reflecte a importância da RDC enquanto “pulmão verde de África e do mundo”, devido à riqueza da sua biodiversidade e ao facto de albergar grande parte da Bacia do Congo, considerada uma das maiores reservas de carbono do planeta. A edição de 2025 centra-se, assim, nos mecanismos de financiamento de carbono e em soluções financeiras inovadoras, inclusivas e sustentáveis para a conservação.
Para a BIOFUND, esta participação reforça o seu papel activo na rede do CAFÉ e fortalece a cooperação com outros fundos ambientais africanos. Esta edição destaca-se ainda pela crescente representação lusófona, com a presença representantes de Angola e da Guiné- Bissau (Fundação BioGuiné), abrindo novas perspectivas de colaboração entre fundos já estabelecidos e emergentes nos países de língua portuguesa.
O CAFÉ reafirma, nesta assembleia, o compromisso dos fundos africanos em promover uma conservação que beneficie a natureza e as comunidades, garantindo o respeito pelos direitos fundiários consuetudinários e pelo consentimento livre, prévio e informado das populações locais. A organização anunciou igualmente a publicação de um guia de boas práticas para projectos de carbono justos e prepara a divulgação de um relatório anual sobre o estado dos direitos humanos nas áreas protegidas financiadas.
O evento conta com o apoio do RawBank, Projecto Bridge, The Nature Conservancy e Fonds Okapi, e reafirma o papel do CAFÉ como catalisador de soluções financeiras duradouras para a protecção da biodiversidade africana.
Fique atento às nossas páginas para acompanhar mais informações sobre este importante evento anual.