“Convidamo-lo a conhecer o coração do nosso trabalho: a protecção da biodiversidade. As nossas exposições são uma janela para os projectos e iniciativas que estão a moldar um futuro sustentável para a biodiversidade do nosso país”.

Historial

Esta jornada da BIOFUND, iniciada em 2015 na Província de Maputo, transformou-se numa inspiradora missão de sensibilização ambiental que se tem estendido por várias províncias de Moçambique. As nossas exposições, mais do que simples mostras da vasta biodiversidade moçambicana, são um reflexo do nosso empenho incessante na conservação e na valorização da biodiversidade, com o apoio inestimável de parceiros e colaboradores governamentais, não governamentais e privados ao nível local, nacional, regional e internacional, não só da área da conservação, mas também da academia, educação, cultura, turismo, entre outros. As exposições têm envolvido estudantes de escolas primárias, secundárias e universitários, assim como o publico em geral, acopladas a diversas actividades interactivas e educacionais. Têm também servido para treino e indução de futuros professores (de Institutos de Formação de Professores) e estagiários, que têm trabalhado como guias das exposições em matérias de biodiversidade. Ao longo dos anos, esta iniciativa não só cresceu como evoluiu, alcançando uma diversidade de públicos por todo o país e tornando-se numa verdadeira celebração itinerante da fauna e flora selvagens, bem como dos esforços empenhados na sua conservação. Convidamo-lo a explorar connosco os tesouros naturais que Moçambique tem para oferecer, enquanto partilhamos os momentos mais significativos desta nossa viagem, desde o seu início na Província de Maputo até às vibrantes exposições em diversas regiões do país.

Fotos das Exposições

+54287
Número de participantes em exposições

Exposições BIOFUND: Uma Viagem pela Conservação da Biodiversidade em Moçambique

  • 2ª edição da Conferência da Biodiversidade Marinha

    Depois do sucesso da 1ª edição, a 2ª edição da Conferência da Biodiversidade Marinha terá lugar nos dias 17 a 24 de Junho de 2024, em Nacala-Porto, uma área com grande concentração de projectos relacionados com as temáticas da Conferência. O evento vai criar espaço para apresentação e debate de resultados actuais de trabalhos científicos no campo de conservação costeira e marinha, troca de experiências sobre a gestão de áreas de conservação marinhas (ACM) e gestão baseada nos ecossistemas (EbA) na zona costeira e marinha de Moçambique.

    Nesta 2ª edição, o evento é liderado pela BIOFUND, com a colaboração do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), Governo da Província de Nampula e Distrito de Nacala, a Wildlife Conservation Society (WCS), o Museus do Mar, Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM), Museu da História Natural (MHN), o Peace Parks Foundation (PPF) e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).
    Fique atento às próximas notícias sobre a 2ª edição da Conferência da Biodiversidade Marinha!

  • Amostra de biodiversidade na XII Conferência Científica da UEM – Maputo (2023)

    A BIOFUND destacou-se na XII Conferência Científica da UEM ao apresentar uma exposição envolvente que capturou a riqueza da biodiversidade de Moçambique. A mostra abrangeu ecossistemas terrestres, marinhos e aquáticos, enfatizando a importância da pesquisa para o equilíbrio ecológico do país. Ao explorar a exposição, os visitantes puderam vislumbrar a diversidade única dos recursos naturais moçambicanos, destacando a necessidade crucial da sua preservação. A BIOFUND compartilhou ainda num formato de apresentação dos mecanismos de financiamento à pesquisa, ressaltando seu papel vital no apoio à capacitação institucional para a pesquisa científica em Moçambique. Saiba mais sobre o evento aqui.

    Saiba mais
  • 1ª edição da Conferência da Biodiversidade Marinha

    Entre os dias 27 e 28 de Julho, o Museus do Mar em Maputo foi palco do evento da 1ª edição da Conferência de Biodiversidade Marinha, organizado pela BIOFUND em colaboração com parceiros como o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), o Museus do Mar, a Wildlife Conservation Society (WCS), o Peace Parks Foundation (PPF), a Cooperação Italiana (AICS), diversas entidades moçambicanas e com o apoio financeiro do Blue Action Fund, Governo da Suécia, Banco Mundial/Projecto Mozbio 2, e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).
    Entre os dias 27 de Julho a 2 de Agosto, destacou-se a exposição temática composta por painéis informativos e fotos da biodiversidade costeira e marinha de Moçambique. Em parceria com a Marine Megafauna Foundation (MMF), a exposição também proporcionou aos visitantes uma experiência visual 3D única das diversas espécies e a vida marinha em Moçambique.
    Ao atrair cerca de 470 visitantes, a exposição não apenas informou, mas também envolveu a comunidade, através Oficinas de educação ambiental, facilitadas pela Associação Redes de Luxu, onde o foco era reciclagem de materiais, proporcionando uma experiência prática para 85 crianças de escolas locais.

    Saiba mais
  • Biodiversidade de Moçambique no VII Congresso de Educação Ambiental – Maputo (Julho 2023)

    Uma exposição dos diversos ecossistemas marinhos e terrestres de Moçambique, foi tema da BIOFUND no VII Congresso de Educação Ambiental da CPLP onde os visitantes puderam ver e ouvir o som de diferentes espécies de fauna terrestre e marinha, além de aprender sobre os ecossistemas únicos de Moçambique e os esforços para a sua protecção e conservação. Nesta ocasião, foi também feita uma palestra integrando uma analise sobre as exposições ambientais da BIOFUND, e principais constatações, intitulado “EXPOSICOES E FEIRAS SOBRE A BIODIVERSIDADE DE MOCAMBIQUE- É PRECISO CONHECER PARA SENSIBILIZAR SOBRE A SUA CONSERVACAO”

    Saiba mais
  • Exposição Marinha “Oceano que nos Une” – Maputo (Dezembro 2022)

    Em colaboração com a Embaixada da Noruega, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e o Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM), foi inaugurada no Museu das Pescas, na Cidade de Maputo, a exposição “Oceano que nos Une” no dia 15 de Dezembro de 2022. Essa iniciativa destaca a rica biodiversidade marinha de Moçambique, enfatizando sua importância e a urgência da conservação. A exposição também provoca uma reflexão sobre a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), que destaca a importância da ciência na construção de um oceano sustentável. Essa exposição integra uma série de iniciativas que a Fundação realiza desde 2015, em parcerias diversificadas, para sensibilizar o público sobre a importância da biodiversidade.

    Saiba mais
  • Exposição de Biodiversidade Marinha e Costeira da BIOFUND no Campeonato de Futebol de Praia – Inhambane (Outubro 2022)

    A Exposição de Biodiversidade Marinha e Costeira da BIOFUND fez parte do Campeonato de Futebol de Praia 2022 em Vilanculos, entre os dias 21 e 28 de Outubro do mesmo ano. A exposição destacou a relevância das espécies marinhas e de seus habitats, ressaltando a urgência de ações para a proteção da diversidade biológica em Moçambique. Com a participação de mais de 1800 visitantes, principalmente jovens interessados em contribuir para a biodiversidade, a exposição integrou as actividades de celebração dos 10 anos da BIOFUND. Diversas personalidades prestigiaram a exposição, incluindo o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, o Governador de Inhambane Daniel Chapo, o Administrador de Vilanculos Edmundo Galiza Matos Jr, o Secretário de Estado do Desporto Carlos Gilberto Mendes, o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol Faizal Sidat, entre outros.
    Além da exposição, a BIOFUND, em parceria com o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e o Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto (PNAB), promoveu palestras sobre a proteção da biodiversidade marinha, a limpeza de praias e o plantio de mangais na região costeira de Vilanculos.

    Saiba mais
  • Sala de Conservação da Biodiversidade na Escola Secundária de Sussundenga – Manica (Julho 2022)

    A 11 de julho de 2022, foi inaugurada na Escola Secundária de Sussundenga, a sua primeira Sala de Exposições de Educação Ambiental. Esta iniciactiva faz parte de um projecto mais amplo de Educação Ambiental liderado pelo PLCM (BIOFUND) em colaboração com diversas entidades parceiras.
    A sala apresenta uma variedade de painéis informativos e fotografias que abordam temas cruciais, desde a biodiversidade até à gestão de resíduos sólidos, com foco especial nos desafios e oportunidades ambientais na província de Manica. Destacam-se também os trabalhos artísticos e projectos realizados pelos alunos da ESSc, que demostram o seu comprometimento e criatividade no campo da conservação da biodiversidade.
    Esta exposição não é apenas informativa, mas também interativa. Em colaboração com organizações locais e com o Parque Nacional de Chimanimani, a exposição oferece aos visitantes a chance de aprenderem sobre a importância da conservação ambiental e participarem de oficinas práticas de educação ambiental. Essas oficinas, coordenadas pela equipe do projecto em estreita colaboração com a comunidade local, incluem actividades envolventes de reciclagem e conservação.
    Ao oferecer essa oportunidade única de aprendizado e engajamento, a Escola Secundária de Sussundenga reforça seu compromisso em promover práticas sustentáveis e aumentar a conscientização ambiental não apenas entre os alunos, mas também em toda a comunidade.

    Saiba mais
  • Exposição Itinerante na Semana da Europa – Maputo (Maio 2022)

    A BIOFUND lançou de 7 a 30 de Maio de 2022 uma exposição sobre a biodiversidade terrestre e marinha de Moçambique, em comemoração a semana da Europa. A iniciativa foi parte de um evento organizado pela União Europeia na Fortaleza de Maputo, destacando os diversos projectos financiados pela UE em Moçambique. Com mais de 2500 visitantes, o evento incluiu actividades de educação ambiental para adolescentes de diversas escolas da Cidade de Maputo. A exposição, envolvendo os sentidos da visão, audição e paladar, recebeu cerca de 300 visitantes no primeiro dia, incluindo embaixadores da UE, Itália e França, acompanhados pelo PCA da BIOFUND, Narciso Matos, e pela directora de Programas, Alexandra Jorge. Empresas parceiras como o Café de Manica e Café de Chimanimani participaram activamente, oferecendo provas de café e destacando o seu papel na conservação no Parque Nacional de Chimanimani.

    Saiba mais
  • Exposição sobre Flora em Moçambique no Internacional das Florestas – Maputo (Março 2022)

    A BIOFUND, em parceria com o Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) e a Associação Unidos pelo Ambiente (UPA) da Escola Portuguesa de Moçambique, realizou uma exposição no Dia Internacional das Florestas, focada na restauração florestal. A exposição incluiu painéis informativos, amostras de plantas e camisetas ilustradas por estudantes. Foi também parte do evento uma palestra sobre a importância da conservação florestal. A colaboração resultou na sensibilização de cerca de 100 estudantes do ensino secundário sobre a restauração florestal e seu impacto global, promovendo reflexão sobre o papel individual na construção de um planeta mais saudável. A exposição destacou a interligação entre conservação da biodiversidade educação ambiental.

    Saiba mais
  • Exposição de Biodiversidade Marinha e Costeira na Conferência Internacional Crescendo Azul – Inhambane (Novembro 2021)

    Sob o tema “Unidos pela Valorização dos Recursos Pesqueiros e Marinhos em Moçambique”, a exposição de biodiversidade marinha e costeira realizada durante a Conferência Internacional Crescendo Azul teve lugar nos dias 18 e 19 de Novembro de 2021, no distrito de Vilankulo, província de Inhambane. O objectivo principal da exposição foi destacar a riqueza da biodiversidade subaquática em Moçambique e provocar uma reflexão entre os visitantes sobre a pressão que o ecossistema marinho enfrenta devido às actividades humanas, que impactam diretamente os oceanos.
    A condução da exposição foi feita pelos estagiários do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), que, de maneira interativa, apresentaram ao público os principais habitats e espécies marinhas presentes nas Áreas de Conservação marinhas e costeiras de Moçambique. A exposição atraiu aproximadamente 600 visitantes, incluindo o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, o Presidente da República do Quénia, Uhuru Kenyatta, diversas delegações estrangeiras, a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta, e outras personalidades nacionais.

    Saiba mais
  • Exposição na Feira do Livro de Kanyaka – Ilha de Inhaca (Novembro 2021)

    A Exposição na Feira do Livro de Kanyaka, realizada na Ilha da Inhaca de 6 a 8 de novembro de 2021 e promovida pelo Conselho Municipal de Maputo, destacou-se pela apresentação das espécies marinhas que ocorrem em Moçambique, com ênfase especial na Ilha de Inhaca. Em parceria com a Escola Portuguesa de Maputo, BIOFUND, ANAC, e outros colaboradores, o evento foi enriquecido pela participação proativa da BIOFUND. A organização desempenhou um papel fundamental ao realizar actividades dedicadas à biodiversidade marinha, proporcionando uma experiência educacional envolvente para os visitantes. A apresentação de espécies marinhas, realizada pela BIOFUND, foi uma contribuição notável que sensibilizou mais de 400 pessoas sobre a rica diversidade de vida marinha em Moçambique, com destaque para os mangais. Essa abordagem estratégica reforça o compromisso contínuo com a educação ambiental na região, integrando-a à Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro.

    Saiba mais
  • Sala de Exposições virtual da BIOFUND

    Na 11ª Assembleia Geral do Consórcio de Fundos Africanos para o Meio Ambiente (CAFÉ), realizada em Outubro de 2021 na Cidade de Maputo, a BIOFUND apresentou uma Exposição Fotográfica Virtual. Essa iniciativa pioneira foi criada para destacar a biodiversidade de Moçambique, com imagens fornecidas por colaboradores, parceiros e amigos da conservação. A exposição, que combina elementos presenciais e remotos, busca promover a consciencialização e a importância da conservação ambiental bem como alguns projectos que são implementados pela BIOFUND. Visite a nossa exposição através do link.

    Saiba mais
  • Exposição sobre as Áreas de Conservação beneficiárias da BIOFUND no Seminário Vozes da Terra – Maputo (Novembro 2019)

    No seminário Vozes da Terra, realizado de 25 a 26 de Novembro de 2019 e organizado pelo projecto MozBio, a BIOFUND se destacou como peça-chave em sua exposição, apresentando cerca de 18 painéis ilustrativos destacando habitats relevantes e espécies críticas em Moçambique. A exposição ressaltou a importância da biblioteca virtual da BIOFUND como um valioso repositório de informações sobre a biodiversidade moçambicana. Além disso, o stand proporcionou uma visão panorâmica da contribuição da BIOFUND para o projecto Mozbio, incluindo uma exposição fotográfica para inspirar reflexões sobre a essencialidade dos recursos pesqueiros. É importante destacar que a BIOFUND não apenas se beneficiou do apoio institucional do projecto Mozbio 1, mas também desempenhou um papel vital ao canalizar aproximadamente 3 milhões de dólares para custos operacionais de 11 Áreas de Conservação, consolidando assim o seu compromisso e impacto na promoção da sustentabilidade ambiental em Moçambique.

    Saiba mais
  • Exposição sobre a Biodiversidade Ameaçada em Moçambique no evento Terra Nossa – Maputo (Setembro 2019)

    Descubra a pioneira Exposição sobre a Biodiversidade Ameaçada em Moçambique durante a estreia do evento Terra Nossa, realizado de 21 a 24 de Setembro de 2019 no Centro Cultural Franco Moçambicano. O evento teve como tema “Olhares cruzados entre o ser humano e o oceano” e foi organizado pela Embaixada da França em parceria com a BIOFUND, Este eventofocou-se na reflexão conjunta sobre o futuro do planeta Terra, abordando a conciliação entre as actividades humanas e a natureza para construir um mundo mais sustentável. Essas questões orientaram as actividades, buscando respostas para fortalecer o debate e reflexão sobre as mudanças climáticas e questões ambientais em Moçambique. Em concordância com essa temática, a BIOFUND apresentou uma exposição composta por painéis e fotografias sobre a Biodiversidade Ameaçada em Moçambique, que permaneceu em exibição até 30 de Setembro. A inauguração contou com a presença de Sua Excelência, o Embaixador da França, David Izzo, e o Director Executivo da BIOFUND, Luis Bernardo Honwana.

    Saiba mais
  • Exposição e Feira de Biodiversidade – A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável – Chimoio (Agosto 2019)

    A V Exposição de Biodiversidade realizada pela BIOFUND em parceria com o MINEDH, ANAC, Governo Provincial de Manica e Universidade Católica de Moçambique em Chimoio, em agosto de 2019, teve como foco principal a conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade em Moçambique, especialmente na província de Manica. Com a presença do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, o evento contou com 90 painéis informativos e uma feira envolvendo diversos expositores ligados à conservação ambiental, além de um fórum de debate sobre os desafios enfrentados, como a exploração mineira e a poluição das águas.
    Além disso, durante a exposição, ocorreu um Festival de Educação Ambiental que envolveu diversas atividades educativas, como plantio de árvores, concursos de desenho e poemas, dança, teatro e exibição de filmes sobre biodiversidade.

    Saiba mais
  • Exposição e Feira de Biodiversidade – A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável – Inhambane (Agosto 2018)

    Viaja até Inhambane e explora a IV Exposição de Biodiversidade, destacando a riqueza da biodiversidade local, através de uma análise profunda dos riscos e desafios existentes na conservação da biodiversidade e as sinergias dos diferentes sectores. Este evento teve como co-organizadores o MINEDH, a Universidade Pedagógica (UP), a Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE/A Politécnica) e o Governo da Província de Inhambane.

    Saiba mais
  • Exposição e Feira de Biodiversidade – A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável – Quelimane (Outubro 2017)

    Conhece a III Exposição e Feira Multimédia em parceria com a Universidade Pedagógica, partilhando informação e conhecimento sobre a importância e necessidade de conservar a biodiversidade do nosso país, dando particular ênfase à riqueza de biodiversidade da província de Zambézia, Este evento contou com a parceria do MINEDH, a Universidade Pedagógica (UP), a Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE/A Politécnica), a ANAC e o Governo da Província da Zambézia.

    Saiba mais
  • Hotspot da Biodiversidade Maputaland-Pondoland-Albany – Maputo (Maio 2017)

    Sobre o tema Maputaland- Pondoland- Albany, a BIOFUND realizou um evento que consistiu numa exposição multimédia de materiais inéditos incríveis sobre vida selvagem, resultante de uma expedição realizada na Reserva Especial de Maputo, por uma equipa multidisciplinar coordenada pela WildlifeMoz e Still Standing. Saiba Mais

    Saiba mais
  • Exposição e Feira de Biodiversidade – A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável – Gaza (Setembro 2016)

    Mergulha na II exposição interativa que trouxe novas temáticas relevantes de Gaza (Solos, Floresta Sagrada de Chirindzene e monitoria de tartarugas), alem de uma feira local de biodiversidade. O evento foi organizado com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e o Governo da Província de Gaza, e co-organizado pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a Fundação Universidade Pedagógica, com a participação do Instituto de Formação de Professores Eduardo Mondlane no Xai-Xai e do Instituto de Formação de Professores de Chongoene.

    Saiba mais
    Repetição da Exposição
  • Monte Namuli e Ante-estreia do Filme Namuli em África (Junho 2016)

    Revive a primeira projeção africana do filme “Namuli” e a exposição sobre o Monte Namuli, preparada pela BIOFUND em colaboração com a LEGADO e LUPA.

    Saiba mais
    Exposição Namuli
  • Exposição e Feira de Biodiversidade – Parcerias para a Conservação em Moçambique e Feira sobre Biodiversidade – Maputo (Junho 2015)

    Explora a I exposição multimédia sobre a biodiversidade em Moçambique, inaugurada por Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. A exposição identificou as principais espécies e habitats, assim como os projectos mais importantes em cada zona do país e os parceiros envolvidos nessas actividades, além de uma incrível feira sobre biodiversidade, que assinalou o lançamento publico da BIOFUND. Resultante deste evento, foi iniciado um programa de itinerância desta exposição, visando especialmente os institutos de formação de professores em vários pontos do país.

    Saiba mais
    Exposição “Parcerias para a Conservação em Moçambique e Feira sobre Biodiversidade”

Conferência da Biodiversidade Marinha

A Conferência da Biodiversidade Marinha é uma iniciativa que estabelece uma plataforma de sinergias e de experiências sobre a conservação da biodiversidade costeira e marinha, onde o governo, sociedade civil, comunidades locais, academia e o sector privado, podem debater e trocar experiências sobre a expansão e gestão de áreas de conservação marinhas, gestão baseada nos ecossistemas marinhos e o contributo da ciência, arte e cultura para a valorização da biodiversidade costeira e marinha do nosso país. o evento é liderado pela BIOFUND, como parte de um compromisso de 5 anos, no âmbito do projecto Futuro Azul, liderado pela Wildlife Conservation Society (WCS) e financiado pelo Blue Action Fund (BAF).

Saiba mais sobre a 1ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha

Notícias

Videos

1: Exposição de Biodiversidade / Manica 2019
2: Exposição de Biodiversidade / Inhambane 2018
3: Exposição de Biodiversidade / Zambézia 2017
4: Exposição de Biodiversidade / Gaza 2016
5: Lançamento oficial da BIOFUND e Exposição de Biodiversidade / Maputo 2015
6: Primeira edição da Conferência da Biodiversidade Marinha

Documentos Relevantes

Outros Documentos