Actualizado a 06/09/2023


O que é o Fundo de Apoio aos Fiscais?

O Fundo de Apoio aos Fiscais, também denominado Fundo Dr. Carlos Lopes Pereira, foi estabelecido em 2020, é um mecanismo permanente (a longo prazo) de reconhecimento da bravura e dedicação dos fiscais da Áreas de Conservação públicas e privadas, através de uma premiação anual, através de um processo de seleção transparente liderado por um comité independente.

O Fundo deve-se à iniciativa do Dr. Carlos Lopes Pereira, Director dos Serviços de Protecção e Fiscalização na Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) que, após ter sido agraciado em 2019, com o prémio “Prince William Award for Conservation in Africa”, atribuído pela Tusk International doou a parte pecuniária do prémio de 50.000 libras para a constituição de um fundo de apoio aos fiscais moçambicanos. A gestão deste fundo foi alocada à BIOFUND que decidiu por sua vez contribuir com o valor de 50 mil libras, totalizando um capital inicial correspondente a oito milhões e seiscentos mil meticais.

A BIOFUND está a trabalhar na divulgação, no estabelecimento de sinergias e na angariação de mais contribuições nacionais e internacionais para garantir o crescimento do fundo.

Os fiscais são os principais guardiões da nossa biodiversidade, trabalhando incansavelmente em árduas condições ambientais, sociais e de segurança, com bravura e responsabilidade. A BIOFUND apoia directamente os custos operacionais das Áreas de Conservação desde 2016, com fundos próprios e também de outros doadores como AFD/APEM/Abelha, Banco Mundial/Mozbio/IDA e União Europeia/PROMOVE Biodiversidade, garantindo principalmente condições logísticas em ração, fardamento, comunicação e combustível para a realização das actividades diárias dos fiscais.

Tipo de prémios atribuídos

Prémio do Fiscal Exemplar

Prémio único, para o reconhecimento vitalício atribuído aos fiscais que se destacam pela sua dedica-ção e engajamento excepcional no seu trabalho durante toda as suas careiras.

Prémio do Fiscal do Ano

Prémio atribuído anualmente aos fiscais que se destacam no seu trabalho e atitude pessoal.

Fundo de Assistência às Famílias

Apoio imediato aos familiares dos fiscais que perderam a vida ou tornaram-se incapacitados no exercício das suas funções.

Processo de atribuição dos prémios

A BIOFUND em coordenação com a ANAC, constituiu uma comissão técnica multidisciplinar responsável pela definição dos procedimentos e critérios de selecção dos fiscais beneficiários de prémios deste fundo anualmente.

Notícias

Quadro de Honra dos Fiscais

Parceiros

Doações ao fundo

Com o seu apoio, o Fundo de Apoio aos Fiscais continuará a fazer diferença duradoura na vida dos fiscais de Moçambique e a sua doação irá apoiar directamente esta causa.

doe agora

Para mais informações info@biofund.org.mz

Folheto