A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, recebeu recentemente, a visita de Rob Walton, empresário e conservacionista norte-americano, numa visita estratégica a Moçambique, que reforça o papel do país na conservação da biodiversidade. A visita teve como objectivo explorar sinergias e parcerias em torno de iniciativas de financiamento inovador e conservação de Áreas de Conservação prioritárias.
Publicado em 26/06/2025
BIOFUND recebe Rob Walton em visita estratégica sobre conservação da biodiversidade
Rob Walton, é amplamente reconhecido como ex-presidente do Walmart e actual proprietário principal da equipa de futebol americano Denver Broncos. Para além do mundo dos negócios, Walton tem se dedicado intensamente à conservação da biodiversidade e a sustentabilidade, liderando iniciativas pioneiras no Walmart e estabelecendo parcerias com organizações como a Conservation International. Actualmente, concentra os seus esforços na conservação da biodiversidade, numa escala global.
Em 2024, por meio da Rob Walton Foundation, financiou um estudo em parceria com a Wildlife Conservation Society (WCS), African Parks e Frankfurt Zoological Society, que identificou 162 áreas protegidas em África com potencial para contribuir de forma significativa para a conservação da biodiversidade. Estas áreas representem cerca de 33% das terras protegidas e abrigam 71% das espécies de vertebrados ameaçadas. Denominadas “Áreas Protegidas-Chave” (Keystone Protected Areas), essas regiões são consideradas pilares ecológicos, com capacidade de irradiar benefícios ambientais e socioeconómicos para as paisagens ao seu redor.
Neste sentido, o projecto propõe uma nova forma de identificar áreas resilientes que desempenham um papel estratégico na conservação da biodiversidade e na prestação de serviços ecossistémicos. Entre essas áreas, oito estão localizadas em Moçambique, reforçando o papel do país na agenda continental de conservação.
Durante a visita aos escritórios da BIOFUND, em Maputo, Rob Walton e a sua equipa puderam apreciar a trajectória da instituição e o estado actual do apoio às Áreas de Conservação em Moçambique. Duko Hopman, Director Executivo da Rob Walton Foundation, afirmou:
“Ouvi falar muito sobre a BIOFUND ao longo dos anos e estou feliz por finalmente conhecê-los. Todas essas actividades se alinham com os nossos objectivos, e estamos certos de que a BIOFUND pode desempenhar um papel importante, especialmente em mecanismos de financiamento inovadores como trocas de dívida por natureza, contrabalanços de biodiversidade e compensações ambientais.”
Por sua vez, Sean Nazerali, Director dos Financiamentos Inovadores da BIOFUND, defendeu a importância de modelos de gestão partilhada nas Áreas de Conservação:
“A co-gestão é o caminho certo entre os diferentes actores na conservação, e há necessidade de comunicar claramente o valor da conservação para a economia e para as comunidades. Conservação é desenvolvimento. Se quisermos uma economia sustentável, precisamos conservar.”
A visita de Rob Walton marca um passo significativo para futuras colaborações internacionais e reforça o papel da BIOFUND como actor-chave em mecanismos de financiamento sustentável para a conservação. Em estreita colaboração com a ANAC, entidade responsável pela gestão das áreas de conservação em Moçambique, esta parceria fortalece a capacidade institucional do país. A abordagem das Áreas Protegidas-Chave poderá vir a orientar a próxima geração de investimentos estratégicos na biodiversidade africana, com Moçambique em posição central nesse processo.