Skip to main content

Publicado em 02/09/2025


Cartão bio encerra ciclo de monitoria de elefantes e apoia soluções contra conflitos no Incomati – uma acção BIOFUND e BCI

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) deram mais um passo significativo na sua parceria para a protecção da fauna bravia. No dia 11 de Agosto, no Incomati Conservancy, distrito de Moamba, foi colocada a sexta e última coleira de monitoria num elefante macho, no âmbito do projecto Vozes da Savana: Elefantes Monitorados, Comunidades Ouvidas.

A acção, financiada pelo Cartão bio, iniciativa conjunta da BIOFUND e do BCI que destina, sem qualquer custo adicional para o cliente, uma percentagem da anuidade e das  transacções efectuadas com este cartão, a projectos de conservação, contou com a presença do Presidente do Conselho Executivo do BCI e do Director executivo da BIOFUND.

A equipa do Mozambique Wildlife Alliance (MWA), liderada por um médico veterinário e com o apoio do PCE do BCI, realizou a operação num elefante que apresentava uma ferida grave numa das patas causada por um cabo de aço (armadilha ilegal). Este tipo de armadilha, frequentemente usado para capturar animais de pequeno porte, acaba por afectar também espécies de grande porte, colocando-as em risco e agravando situações de conflito com as comunidades. A armadilha foi removida com sucesso, a ferida devidamente tratada e a coleira colocada, permitindo o seguimento das movimentações do elefante, agora identificado pelo nome Chitinini.

O grupo visitou ainda uma vedação eléctrica comunitária (componente importante e complementar deste projecto de colocacao de coleiras em elefantes), instalada para proteger as machambas de 45 famílias, garantindo segurança alimentar e evitando a entrada de elefantes nessas áreas. O apoio do Cartão bio neste tipo de intervenções, mostra que a estratégia de mitigação combina tecnologias de monitoria e barreiras físicas para proteger comunidades e elefantes.

“Foi com muito orgulho que presenciamos o líder da equipa veterinária, um jovem moçambicano que foi um dos primeiros estagiários do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), programa iniciado pela BIOFUND com apoio do Banco Mundial – Projecto MozBio2, actualmente com apoio do governo da Suecia), a mostrar a sua liderança, capacidade e profissionalismo, nesta perigosa e complexa actividade”, destacou Alexandra Jorge (Directora de Programa da BIOFUND)

O projecto Vozes da Savana responde ao aumento de deslocações de elefantes que atravessam o rio Incomáti em direcção a zonas comunitárias nos distritos de Moamba, Namaacha e Matutuine. O seu objectivo é desenvolver um sistema robusto de prevenção de conflitos, promovendo uma coexistência pacífica e trazendo benefícios reais para as comunidades que convivem com estes gigantes da savana.

Queres contribuir para a conservação da biodiversidade?

Ao obteres o Cartão bio e sempre que o usares, uma pequena parte do lucro do BCI é destinada a projectos que protegem a natureza moçambicana.

Já tens o teu Cartão bio? Dirige-te a qualquer agência do BCI e junta-te a nós na missão de conservar a biodiversidade.

Para saberes mais sobre o Cartão bio clica aqui.