No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Fiscais de Florestas e Fauna Bravia, teve lugar, no dia 31 de Julho de 2025,no Parque Nacional de Chimanimani (PNC), a cerimónia de inauguração do Centro de Resgate, Reabilitação e Soltura do Pangolim, uma infra-estrutura destinada ao reforço da conservação de uma das espécies mais ameaçadas do mundo.
Publicado em 05/08/2025
Inauguração do Centro de Reabilitação de Pangolins e reconhecimento aos fiscais marcaram as celebrações do Dia Internacional dos Fiscais em Chimanimani
A cerimónia foi dirigida por Sua Excelência Gustavo Sobrinho Dgedge, Secretário de Estado da Terra e Ambiente, e decorreu no contexto da entrega de um conjunto de infra-estruturas construídas com o apoio do projecto MozBio 2, financiado pelo Banco Mundial. Entre as infra-estruturas entregues destacam-se casas tipo 1 e 2, uma sala de conferências, refeitório, sala de operações, centro de visitantes e uma central solar, que reforçam a capacidade de gestão e operação do Parque.
O Centro de Reabilitação de Pangolins foi construído no âmbito do projecto “Resgate, Reabilitação e Soltura do Pangolim no PNC”, com financiamento do Cartão bio, uma iniciativa da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria com o Banco Comercial de Investimentos (BCI). Este centro representa um marco significativo nos esforços nacionais de combate ao tráfico de fauna e reforça a capacidade do PNC na protecção da biodiversidade.
No seu discurso, o Secretário de Estado destacou o papel dos parceiros na viabilização da iniciativa, afirmando: “Os nossos agradecimentos são extensivos ao BCI, BIOFUND e Fauna & Flora pelo apoio dado na concepção do centro de resgate, reabilitação e soltura de pangolim através do Cartão bio.”
A ocasião foi também marcada por um momento de reconhecimento e valorização dos fiscais de florestas e fauna bravia, com a premiação de cinco fiscais que mais se destacaram ao longo de 2024, no âmbito do Fundo de Apoio aos Fiscais, também conhecido como Fundo Dr. Carlos Lopes Pereira. Esta iniciativa, implementada pela BIOFUND em colaboração com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), visa reconhecer a bravura, dedicação e compromisso dos fiscais na protecção das áreas de conservação em Moçambique.
Nesta edição, foram distinguidos os fiscais Peregrino Fernando (Parque Nacional de Chimanimani), Tembo Singano (Parque Nacional da Gorongosa), Emilda Mudau (Parque Nacional de Maputo), Mário Cristóvão (Centro Ambiental de Mariri) e António Fombe (Reserva Especial do Niassa), como reconhecimento pelo seu contributo exemplar para a conservação da biodiversidade no país.
A cerimónia serviu para destacar não apenas os progressos ao nível da infra-estrutura e inovação para a conservação, como também o papel fundamental dos fiscais, que muitas vezes, em condições adversas, dedicam as suas vidas à defesa dos recursos naturais do país.