Publicado em 11/09/2019


BIOFUND participa na 9ª Assembleia Anual da Rede de Fundos Ambientais Africanos (CAFÉ) realizada em Ouidah, Benin

A Rede de Fundos Ambientais Africanos (CAFE) reuniu-se entre os dias 2 e 6 de Setembro de 2019 na cidade de Ouidah, em Benin, na sua 9ª Assembleia Anual com o tema Mercados Financeiros e Portfolio de Gestão para Fundos Ambientais.

Este evento realiza-se anualmente de forma rotativa entre os países membros do CAFE e para o presente ano foi realizado na cidade de Ouidah em Benin com o apoio e coordenação do Fundo Ambiental para a África Ocidental (FSOA).

Neste evento estiveram presentes cerca de 40 participantes entre membros do CAFÉ, RedLAC – Rede de Fundos Ambientais do Caribe e América Latina, membros do governo, agências bilaterais, sociedade civil, media e palestrantes especiais para apresentar e debater sobre mercados e gestão financeira nos fundos ambientais, com enfoque para os fundos africanos.

Reconhecendo a importância da gestão financeira para os fundos ambientais, a Assembleia do CAFÉ foi dedicada a análise de mercados financeiros e gestão de activos, políticas de investimento dos fundos ambientais, tipos de fundos e sua aplicação no mercado, retorno de investimento, gestão de risco, assessoria e conhecimento sobre a temática.

Ainda neste evento, a equipa do Conservation Finance Alliance, lançou o estudo sobre a revisão dos 10 anos de implementação das normas e práticas dos Fundos Ambientais (CTFs), processo este que inclui a análise sobre a implementação destes padrões ao longo do tempo e a sua consequente revisão de forma a acomodar áreas anteriormente não abrangidas, mas também, de forma a incluir os desafios futuros que são colocados aos fundos considerando a dinâmica e a variedade de áreas temáticas emergentes.

Uma viagem de campo complementou o evento da Assembleia através da experiência de turismo no lago de Ganvié, local turístico mais visitado da África Ocidental proposto a categoria de património histórico da humanidade da UNESCO. Este lago é composto por um extenso conjunto de cabanas de madeira, capazes de suportar os riscos da água e do clima por várias décadas, área de alto valor histórico e com crescente população que vive isolada da terra, desempenhado predominantemente a actividade da pesca artesanal através de um sistema de concessões de pesca.

A participação da BIOFUND neste evento representou uma oportunidade de aprendizagem e de troca de experiências sobre as mais variadas áreas de intervenção dos fundos ambientais. A BIOFUND apresentou os avanços relacionados com o programa de contrabalanços de biodiversidade da BIOFUND particularmente das trocas de experiências que tem sido promovidas sobre a referida temática dentro da rede, incluindo a proposta para a criação de um grupo de trabalho de contrabalanços de biodiversidade na rede CAFÉ.

A BIOFUND anunciou ainda formalmente durante este evento a realização da 10º Assembleia Geral do CAFÉ em Moçambique em Setembro de 2020.

Para mais informações consulte a página:  https://www.cafeconsortium.org/