Publicado em 16/09/2020


Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozono

Assinala-se hoje, 16 de Setembro, o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozono.

Com o objectivo de preservar a camada de ozono, que funciona como um escudo natural para o planeta, contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol, foi criado a 16 de setembro de 1987 o Protocolo de Montreal, um acordo internacional que conta com 191 países signatários. Com a assinatura do acordo, 16 de Setembro passou a ser o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono.

A camada de ozono é um fino envoltório formado por gás ozono (O3) que envolve a terra e protege os organismos vivos da radiação emitida pelo sol. Sem essa camada, localizada a 25 e 30 km acima da superfície (estratosfera), não seria possível a existência da vida no nosso planeta.

A diminuição da espessura da camada de ozônio é um problema grave para os seres humanos. Nas regiões onde se observou essa diminuição, percebe-se que há uma maior incidência de alergias e problemas nos olhos, tais como cataratas e cegueira, e na pele, como cancro. Além disso, a radiação também afecta plantas e outros seres vivos.

Pequenas acções como a reciclagem de materiais, redução do uso de plásticos e plantio de árvores podem ajudar  proteger a camada de ozono.

Faça a sua parte e contribua para a preservação do nosso planeta!