Publicado em 02/11/2017


Encerramento da 3ª Exposição e Feira Multimédia - A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável

A BIOFUND realizou pela terceira vez, de 17 a 31 do corrente mês, a exposição e feira multimédia, sob o lema “ A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável”, que deu a conhecer uma vez mais os objectivos de trabalho da BIOFUND sobre a consciencialização da sociedade civil (especialmente crianças e jovens), para a importância e desafios da conservação da biodiversidade, desta vez com principal enfoque na província da Zambézia.

A realização deste evento teve um grande impacto a nível local, tendo recebido 12 expositores para feira (DPTADER, COSV, SUSTENTA, UPQ, IFPQ, UEM, UCM, UNIZAMBEZE, ICEI, ISHCT, A POLITÉCNICA, RNG- IGF) e mais de 4000 visitantes, permitindo a sensibilização da sociedade, membros do Governo, professores e estudantes de várias instituições de ensino superior, e em particular os jovens e crianças de cerca de 43 escolas primárias e secundárias da cidade de Quelimane, incluindo crianças de 5 escolas dos distritos de Gilé e Pebane que tiveram a oportunidade de visitar a exposição e feira ao detalhe, assim como de participar nas actividades educativas e diversas palestras ligadas ao evento.

Durante o evento, muitos dos visitantes deixaram os seus comentários, com destaque para:

“Eu gostei da iniciativa, porque os alunos levam uma bagagem consigo e vão levar a mensagem, o que viram para os outros colegas que não vieram.” Professora Agnélia Pires.

“Gostei muito da exposição. É minha primeira vez a participar numa. A explicação foi breve e precisa, muito boa. Falar da biodiversidade me levou a despertar sobre uma reflexão muito boa a cerca dos cuidados a ter com a natureza em que habitamos (vivemos), e me levantou a auto-estima a cerca da conservação das espécies de plantas assim como de animais do nosso país e do mundo inteiro”. Hermenegildo Raúl.

“Felizmente gostei de tudo, das explicações dos animais e ervas aquáticas, dos lagos e rios de Moçambique, dos insectos e répteis, principalmente das tartarugas, etc. Espero que haja mais exposições destas… Foi bom! Obrigada.”. Gunyia Bruno Dramusse.

“Muito obrigada a BIOFUND por essa exposição impressionante. É um passo importante para conservação da beleza e biodiversidade rica de Moçambique para os moçambicanos e todo o mundo. Estou muito feliz que trabalham aqui muitos profissionais dedicados. Cumprimentos!” Theodora Dell- USAID.

O evento a nível da Zambézia permitiu igualmente a identificação de relevantes temas locais e a  possibilidade de exploração de potenciais sinergias a curto e médio prazo entre os parceiros.

Realizou-se a 31 de Outubro, no Instituto de Formação de Professores, o encerramento da exposição, que contou com a presença de 100 participantes no último fórum, onde decorreram apresentações e debates em torno do tema: “A educação ambiental e o meio ambiente: desafios para o futuro”, com destaque para as apresentações da Politecnica, Portucel e projecto COMBO. Na mesma sessão foi premiada com uma bicicleta, a aluna da Escola Primária Completa de 1º e 2º grau Manhaua Expansão, Lúcia Sitiman, vencedora do concurso de adivinhar os sons de animais. Foram também entregues certificados aos 16 guias (estudantes da UEM, Universidade Pedagógica e UniZambeze) como reconhecimento pelo seu trabalho diário ao longo destas duas semanas na exposição.

No programa do Café da Manhã da Rádio Moçambique (disponível aqui), foi dada ênfase a esta iniciativa da BIOFUND, sendo reconhecida a importância da realização desta exposição sensibilizando a sociedade moçambicana sobre a importância de conservar o seu património natural. “A biodiversidade são todos recursos do nosso dia-a-dia”- disse o Director Provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural da Zambézia, Diogo Borges. Os esforços para conservação da nossa biodiversidade devem partir de cada moçambicano- palavras de um dos ouvintes; Somos todos beneficiários dos bens e serviços providos pela biodiversidade e todos responsáveis pela sua conservação!

A realização desta exposição foi possível graças ao apoio e colaboração da Universidade Pedagógica, do Instituto de Formação de Professores de Quelimane (IFPQ), da Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE/A Politécnica), da Fundação Universidade Pedagógica (FUP), do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), do Governo da Província da Zambézia e da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e ao patrocínio do Banco Mundial, do Projecto Mozbio, FNDS, União Europeia e do Projecto Sustenta.