Publicado em 27/07/2018


Exposição de biodiversidade – Inhambane: Preparativos

Faltam apenas 7 dias para a realização na província de Inhambane a 4ª edição da Exposição de biodiversidade itinerante: A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável.

Para a exposição já foram selecionados 76 painéis, com destaque para 8 painéis painéis novos com informação relevante para a província de Inhambane. Esta exposição estará disponível durante todo o período do evento e poderá ser visitada das 9 às 17h (incluindo sábado e domingos). A visita à exposição será guiada por estudantes de instituições de ensino da província, que serão formados para o efeito.

Esperamos aproximadamente 5000 visitantes, contando com a participação de alunos de escolas primárias e secundárias, ensino técnico-profissional e ensino superior da Cidade de Inhambane, Maxixe e Jangano.

Em complemento à exposição haverá uma feira com a participação de empresas, ONGs e projectos ligados ao sector e um fórum de debate com enfoque na necessidade de harmonização do desenvolvimento económico e a conservação da biodiversidade em Moçambique e com especial enfoque na província de Inhambane. Haverá também projecção de filmes, acções formativas especiais, um calendário de visitas guiadas envolvendo escolas da cidade de Inhambane e jogos educativos para os mais novos.

Foram confirmadas presenças de oradores especialistas em biodiversidade, tanto para o fórum como para as palestras, na província de Inhambane e em outros locais do país.

Até o momento já temos a confirmação 30 expositores para feira, sendo a maior parte ONGs e sector privado da província de Inhambane. Vão decorrer minicursos ministrados por especialistas em cada uma das temáticas: reciclagem, apicultura, mangais e poupança de água.

O ambientalista Carlos Serra vai realizar campanhas de educação ambiental, uma exposição sobre o impacto do plástico nos oceanos e biodiversidade marinha e costeira, assim como acções de limpeza em locais estratégicos, com enfoque no plástico.

A exposição vai decorrer na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, entre 03 a 12 de Agosto de 2018, da 09:00 às 17:00 horas (incluindo sábado e domingos).

Estão também programadas actividades pela cidade de Inhambane, com destaque para o lançamento do mapa das artes Inhambane e uma sessão de observação de aves por especialistas no Hotel Casa do Capitão, acompanhada por uma exposição fotográfica sobre aves de Inhambane; haverá ainda uma exposição de materiais reciclados na galeria Dathonga em Tofo e Cinema móvel (projecção de filmes ligados a biodiversidade em lugares estratégicos da cidade. Para aceder ao programa do 1º dia da exposição clique aqui e para o programa dos restantes dias clique aqui.