Skip to main content

Publicado em 24/07/2025


BIOFUND participa no VIII Congresso Internacional dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa em Manaus - Amazonas, Brasil

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) participa, de 21 a 25 de Julho de 2025, no VIII Congresso Internacional dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que decorre na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, Brasil, nas instalações da Fundação Matias Machline. O Congresso reúne cerca de 3.000 participantes provenientes de nove países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A Galícia (uma região autónoma localizada no noroeste da Espanha), também marca presença no congresso. Trata-se de um dos maiores fóruns internacionais voltados ao intercâmbio cultural, científico e institucional entre as nações que partilham a língua portuguesa.

Sob o lema “Educação Ambiental e Acção Local: Respostas à Emergência Climática, Justiça Ambiental, Democracia e Bem Viver”, o congresso tem como objectivo promover o diálogo sobre práticas transformadoras de Educação Ambiental, fortalecer redes de colaboração e apresentar respostas concretas às crises climáticas e socio ambientais, com enfoque na Justiça Ambiental e na participação da cidadania.

Este Congresso representa uma importante etapa preparatória de grande relevância rumo à COP 30, que terá lugar em Belém do Pará, no Brasil, em Novembro do presente ano. Neste contexto, o Congresso pretende alinhar visões, estratégias e compromissos dos países lusófonos na luta contra as mudanças climáticas, reforçando o papel da Educação Ambiental e da cooperação multilateral como pilares para um planeta mais sustentável.

A BIOFUND participa, com apoio do projecto MozNorte, integrando uma delegação composta por: Alexandra Jorge (Directora de Programas), Jéssica Julaia (Gestora de Monitoria e Avaliação), Ernesto Chauque (Oficial de Monitoria e Avaliação), Rosalina Chavana (Especialista de Salvaguardas Ambientais e Sociais) e Geny Alexandre Macezeia (Bolseira do projecto MozNorte). Ao longo dos cinco dias de congresso, a equipa irá envolver-se em sessões plenárias, oficinas temáticas, mini-cursos e visitas de campo, representando Moçambique, em colaboração com outras instituições integrantes da Delegação de Moçambique chefiada pelo  Secretário de Estado da Terra e Ambiente, Gustavo Dgedge.

Durante o congresso, a BIOFUND ira partilhar experiências relevantes, acumuladas ao longo dos últimos 10 anos na Área da Conservação da biodiversidade especificamente na Educação Ambiental.

A importância da educação em todos os níveis foi amplamente destacada durante a sessão de abertura do Congresso. No seu discurso de abertura, a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva, sublinhou que:

 “As Mudanças Climáticas não são mais uma futura ameaça, mas uma realidade vivida hoje. Apesar da diversidade do escopo de actuação todas as instituições participantes tem o mesmo objectivo, Educar para a Sustentabilidade”.

Que este congresso inspire cada participante a regressar aos seus contextos com renovado compromisso e acção transformadora, em prol do planeta e das futuras gerações.