O Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) realizou, no dia 21 de Julho, uma visita ao Instituto Médio Agrário de Chizolomondo, na província de Tete, no âmbito da monitoria às bolseiras provenientes dos distritos de Mágoè e Zumbo que frequentam o ensino técnico médio com apoio do Programa de Economia Rural Sustentável (MozRural), financiado pelo Banco Mundial.
Publicado em 25/07/2025
Educação para a conservação: PLCM e MozRural acompanham progresso de bolseiras em Chidzolomondo
A missão contou com a participação da equipa da Área de Conservação Comunitária de Zumbo e do Parque Nacional de Mágoè, que esteve representado pela Administradora do Parque, Juliana Mwitu. No total, foram acompanhadas 23 estudantes, das quais 10 provenientes de Zumbo e 13 de Mágoè, distribuídas entre os cursos de Agro-pecuária e de Floresta e Fauna Bravia.
Durante a visita, a equipa reuniu-se com a direcção do instituto e com as bolseiras, avaliando o desempenho académico, o comportamento e as condições gerais de segurança e permanência no internato. De acordo com informações partilhadas pelo Instituto, as bolseiras têm demonstrado avanços significativos no aproveitamento escolar e na assiduidade.
A Administradora do Parque Nacional de Mágoè destacou o impacto transformador da iniciativa:
“A presença destas jovens no ensino técnico representa uma semente para o futuro da conservação. Estamos empenhados em continuar a apoiá-las, assegurando que não só acedam ao conhecimento técnico, como também regressem com um forte sentido de compromisso com as suas comunidades e com a preservação dos recursos naturais.”
A visita também permitiu ouvir as vozes das próprias bolseiras, que partilharam os seus desafios e aspirações:
“Estou a aprender muito sobre a importância de proteger os recursos naturais e quero aplicar esse conhecimento na minha comunidade, quando terminar o curso,” afirmou Judith, bolseira do curso de Floresta e Fauna Bravia, natural de Mágoè.
As observações feitas no terreno revelaram um ambiente cada vez mais propício à aprendizagem, com melhorias visíveis no comportamento das bolseiras, maior participação nas aulas e forte empenho académico.
A visita incluiu ainda sessões de sensibilização sobre gestão financeira, reforço dos mecanismos de salvaguarda, entrega de materiais didácticos, e encontros com os responsáveis do internato, que relataram melhorias no comportamento e participação das estudantes. As bolseiras beneficiam também de aulas de reforço, com o objectivo de elevar o seu desempenho académico.
A missão foi concluída com a assinatura de um memorando de colaboração entre o Parque Nacional de Mágoè, Área de Conservação Comunitária de Zumbo e o Instituto Médio Agrário de Chizolomondo, reiterando o compromisso conjunto com a formação técnico-profissional de jovens raparigas provenientes das zonas tampão de Áreas de Conservação, uma aposta clara na capacitação e no futuro sustentável de Moçambique.