Skip to main content

Publicado em 19/01/2026


BIOFUND acciona BIO-CERP em menos de 48 horas para apoiar Banhine e Limpopo face a cheias severas

No âmbito do Programa de Resposta a Emergências Climáticas da BIOFUND (BIO-CERP), criado para apoiar as Áreas de Conservação na preparação e resposta a eventos climáticos extremos, a BIOFUND mobilizou, em menos de 48 horas, fundos do programa para apoiar os Parques Nacionais de Banhine e do Limpopo.

A intervenção ocorre no contexto de eventos climáticos extremos caracterizados por chuvas intensas, que têm provocado cheias severas em diversas regiões do país, causando danos em infra-estruturas, dificuldades de acesso, riscos à segurança das equipas no terreno e pressão acrescida sobre os recursos naturais.

O apoio disponibilizado visa assegurar acções imediatas de preparação e resposta, incluindo a salvaguarda da vida dos fiscais e colaboradores, o reforço da logística operacional, a manutenção da mobilidade e a mitigação de impactos adicionais nas áreas afectadas. Estas acções são fundamentais para evitar maiores estragos, garantir a continuidade das operações de gestão e fiscalização e proteger a biodiversidade.

O programa assenta nos rendimentos do endowment da BIOFUND, reforçado por uma contribuição da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) de 2 milhões de euros, em 2023, com rendimentos anuais estimados para suportar as despesas do BIO-CERP a partir de 2024.

Com esta resposta rápida, a BIOFUND reafirma o seu compromisso com o reforço da resiliência das Áreas de Conservação e com a capacidade de resposta célere a emergências climáticas, contribuindo para a protecção dos ecossistemas e das comunidades que deles dependem.