Skip to main content

Publicado em 26/01/2026


Chingonguene já tem energia limpa e água com sistema OffGridBox apoiado pelo Cartão bio

Parceria entre BIOFUND, BCI e Santuário Bravio de Vilanculos levou solução inovadora a mais de 100 agregados familiares e dezenas de crianças em idade escolar.

Em finais de 2025, o Santuário Bravio de Vilanculos (SBV) acolheu a inauguração do sistema OffGridBox instalado na Escola Primária e Centro Comunitário de Chingongoene, uma iniciativa financiada pelo Cartão bio, parceria entre a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e o Banco Comercial e de Investimentos (BCI).

Localizada dentro de uma área de conservação, em Cabo São Sebastião, Queuene, no distrito de Vilanculos, a comunidade de Chingongoene é profundamente rural e depende quase totalmente dos recursos naturais para sobreviver. A aldeia não dispõe de rede de energia eléctrica e conta apenas com um furo comunitário de água, o que torna o acesso a serviços básicos um enorme desafio para cerca de 100 agregados familiares (480 pessoas, incluindo 240 mulheres e 215 crianças em idade escolar).

O projecto “Iniciativa de Desenvolvimento Comunitário da Escola Primária e Centro Comunitário de Chingongoene”, implementado pelo Santuário Bravio de Vilanculos, foi concebido para responder a estes desafios, usando a escola primária como um verdadeiro “hub” comunitário. Através da instalação de uma solução em contentor conhecida como OffGridBox, o projecto pretende:

  • fornecer energia eléctrica sustentável,
  • disponibilizar água potável tratada,
  • criar oportunidades de geração de renda para a comunidade.

A OffGridBox funciona com base em fontes de energia renovável e permite substituir o uso de candeeiros a petróleo e de lenha para cozinhar, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais e reduzindo as emissões de CO₂. Para além de apoiar a saúde e o bem-estar das famílias, esta mudança contribui para a conservação da biodiversidade na área protegida.

Um dos elementos inovadores da iniciativa é a criação de uma cooperativa comunitária, idealmente liderada por mulheres, que irá gerir o quiosque de energia e água, com um modelo de pagamento acessível (Pay-As-You-Go). Desta forma, a comunidade passa a dispor de um novo fluxo de rendimento colectivo, destinado a financiar pequenos projectos locais com benefícios directos para as mulheres, os jovens e outras camadas vulneráveis.

A escola primária será uma das grandes beneficiárias. A nova ligação eléctrica permitirá aos professores e aos parceiros de educação ambiental, como a Marine Megafauna Foundation, utilizar computadores, impressoras, projectores, vídeo e até ferramentas de Realidade Virtual, melhorando significativamente a qualidade das aulas e da educação para a conservação. Espera-se também um aumento da assiduidade escolar, graças ao papel da escola como centro de encontro, aprendizagem e serviços para toda a comunidade.

Através do Cartão bio e da parceria com o BCI, a BIOFUND reforça, assim, o seu compromisso em promover soluções inovadoras que conciliam conservação da biodiversidade, inclusão social e desenvolvimento comunitário sustentável dentro e em torno das áreas de conservação.

Clica no link para saberes mais sobre o Cartão bio. https://www.biofund.org.mz/projects/cartao-bio/