A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) realizou, na cidade da Beira, nos dias 25 e 26 de Agosto, o evento de encerramento da 8ª edição de estágios do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), reunindo cerca de 80 participantes, entre estagiários da edição actual, antigos beneficiários, parceiros e representantes de instituições que acolheram os estágios, entre as quais a Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR) e a Fundação Levas Flor.
Publicado em 31/08/2026
BIOFUND encerra a 8ª edição de Estágios do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique e lança Rede Alumni
Na abertura do evento, a Directora de Programas da BIOFUND, Alexandra Jorge, destacou a trajectória e o impacto do PLCM na formação e capacitação de jovens profissionais para a conservação da biodiversidade em Moçambique. Na sua intervenção, sublinhou o crescimento do programa ao longo das suas oito edições, evidenciado não apenas pelo número de beneficiários alcançados, mas também pela crescente diversidade de áreas de formação representadas pelos participantes. Segundo a responsável, esta diversidade demonstra que a conservação é um desafio transversal que exige a contribuição de diferentes competências e saberes para gerar soluções sustentáveis e de impacto.
Jovens partilham experiências e trajectórias profissionais
O evento ficou marcado pela partilha de experiências dos estagiários da 8ª edição, que apresentaram os resultados das suas jornadas de aprendizagem em diferentes instituições e áreas de actuação. Entre os participantes encontravam-se profissionais das áreas de construção civil, contabilidade, biologia e outras especialidades, evidenciando o carácter multidisciplinar da conservação.
As apresentações reforçaram uma mensagem comum entre os jovens beneficiários: a conservação da biodiversidade não depende exclusivamente de biólogos ou ecologistas, mas da participação activa de profissionais de diversas áreas que, através dos seus conhecimentos e capacidades, contribuem para a gestão sustentável das áreas de conservação e para o desenvolvimento das comunidades.
O programa incluiu ainda uma sessão dedicada às histórias de sucesso e à transição para o mercado de trabalho, durante a qual antigos beneficiários do PLCM partilharam os seus percursos profissionais e as oportunidades que surgiram após a participação no programa.
”Hoje tenho o privilégio de trabalhar na conservação e de me afirmar como bióloga de conservação. Esta conquista é, em grande medida, fruto da aprendizagem adquirida no PLCM e das oportunidades de networking que o programa me proporcionou. Foi através dele que dei os primeiros passos na minha carreira.” Afirmou Sofia Nhalungo Técnica de Campo no Parque Nacional de Gorongosa.
Do estágio ao empreendedorismo
O empreendedorismo foi igualmente destacado como uma via relevante para a criação de oportunidades profissionais e para a geração de soluções inovadoras. Neste contexto, ex-estagiários do PLCM que hoje desenvolvem os seus próprios negócios partilharam as suas experiências e aprendizagens, demonstrando o potencial transformador da iniciativa para além da empregabilidade.
”Os conhecimentos, competências e contactos adquiridos ao longo do estágio constituem ferramentas valiosas para abrir novas oportunidades e impulsionar a participação de mais jovens no sector da conservação” afirmou Inocente Salvador Fundador da AGRO-MMICO.
Durante o evento, o Instituto Nacional de Emprego (INEP), parceiro da BIOFUND, apresentou aos participantes diversas oportunidades de financiamento e mecanismos de apoio disponíveis no país para jovens profissionais e empreendedores, reforçando o seu compromisso com a promoção da empregabilidade juvenil.
Uma rede para manter a ligação entre os jovens
As actividades culminaram com a criação da Rede Alumni do PLCM, incluindo a eleição dos pontos focais regionais e a definição dos princípios orientadores para o seu funcionamento. A rede nasce com o propósito de fortalecer os laços entre antigos e actuais beneficiários, promover a partilha de conhecimento, estimular oportunidades de colaboração e consolidar uma comunidade de jovens comprometidos com a conservação da biodiversidade em Moçambique.
O evento incluiu igualmente uma apresentação da experiência da YCAC MOZ na mobilização de jovens que serviu de ponto de partida para o lançamento formal da Rede Alumni do PLCM.
No encerramento do evento, Alexandra Jorge deixou uma mensagem de reflexão e inspiração aos participantes, destacando que toda a aprendizagem adquirida ao longo da vida representa um investimento para o crescimento pessoal e profissional. A responsável desafiou: ‘’desafio-vos a reflectir sobre o impacto que podem gerar nas suas comunidades e instituições, colocando ao serviço da sociedade os conhecimentos e valores adquiridos durante o programa.’’
O Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) é implementado pela BIOFUND em parceria com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e o Instituto Nacional de Emprego (INEP), com o apoio do Governo da Suécia, através da Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SIDA).
