Skip to main content

Publicado em 12/12/2025


Acácio Chechene: Do Estágio à Atuação Regional em Conservação da Biodiversidade

Acácio Chechene foi estagiário da 3ª edição do Programa de Estágios do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) em colaboração com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), financiado pela Embaixada da Suécia e Banco Mundial.

Durante o estágio, Acácio integrou no programa (COMBO+), uma iniciativa implementada pela BIOFUND em parceria com a Wildlife Conservation Society (WCS), focada na aplicação de contrabalanços de biodiversidade em Moçambique.

No estágio, Acácio teve a oportunidade de aplicar a directiva de hierarquia de mitigação de forma prática e estruturada, o que lhe permitiu compreender melhor os desafios reais da conservação no terreno. Mais do que uma simples vivência técnica, o estágio representou um verdadeiro mergulho no mundo profissional, onde enfrentou desafios que exigiram desenvolvimento da capacidade de expressão, autoconfiança, pensamento crítico e adaptação à dinâmica das actividades do programa.

Mestrado em Biologia de Conservação, já tinha uma base sólida, mas foi no terreno que consolidou o seu conhecimento. Com o excelente desempenho, a BIOFUND tinha planos para integrá-lo na equipa, mas o seu talento chamou a atenção da WCS, que o contratou para um projeto internacional de grande relevância. Actualmente, Acácio está envolvido no projecto “Construindo conhecimento sobre biodiversidade para ação na África Austral: Avaliação, Priorização e Planeamento Espacial da Biodiversidade na África do Sul, Malawi, Moçambique e Namíbia” (SBAPP), liderado pela WCS. Este projeto visa monitorar as ameaças e o nível de protecção dos ecossistemas e espécies, identificando geograficamente áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.

A participação no programa de estágios impulsionou ainda mais o seu interesse pela conservação, reforçado pela sua formação como biólogo marinho e biólogo de conservação. Acácio concluiu o mestrado em Biologia de Conservação, fortalecendo sua capacidade técnica e científica e deseja contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, promovendo o alinhamento entre a conservação da biodiversidade e o crescimento económico.

Como mensagem aos jovens, Acácio deixa um apelo inspirador:

Encarem a biodiversidade como parte integrante de nós mesmos, pois ela é essencial para o nosso futuro. Se os ecossistemas colapsarem e espécies forem extintas, nós e as gerações futuras poderemos sofrer consequências graves.