Publicado em 02/05/2025


BIOFUND representou Moçambique em Seminário Internacional de Liderança de Parques na Califórnia

Moçambique esteve representado no Seminário Internacional de Liderança de Parques, que decorreu de 22 de Abril a 1 de Maio de 2025, em São Francisco, Califórnia (EUA), por uma delegação composta por membros da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e do Governo de Moçambique. Esta participação nacional inseriu-se numa acção de capacitação técnica e institucional, com o objectivo de reforçar as competências em gestão de áreas protegidas e liderança para a conservação.

A BIOFUND integrou esta missão com a participação da Directora de Programa, Alexandra Jorge, e da Gestora de Projecto, Victória Cossa, evidenciando o seu compromisso activo no desenvolvimento de capacidades nacionais para uma gestão mais eficaz e sustentável das áreas protegidas. A delegação incluiu ainda representantes da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), nomeadamente o seu Director Geral, Pejul Calenga, o Administrador do Parque Nacional do Limpopo, Francisco Pariela, e o Coordenador de Projecto, Madyo Couto.

O seminário constituiu uma plataforma estratégica de partilha de experiências e boas práticas entre profissionais de conservação de países como Tanzânia, Belize, Irlanda, Gana, Quénia, Japão, Ucrânia, Eslováquia e Estados Unidos. Contou ainda com a colaboração de instituições de renome, como o National Park Service, a University of California – Natural Reserve System, a Utah Valley University e os California State Parks.

A presença da BIOFUND neste fórum internacional reforçou o papel da instituição na promoção da liderança e inovação na conservação em Moçambique, contribuindo para o desenho de políticas públicas mais robustas e sustentáveis, e para o fortalecimento institucional dos actores do Sistema Nacional de Áreas de Conservação.