Skip to main content

Publicado em 21/07/2025


BIOFUND visita o FUNBIO, um dos maiores fundos ambientais da América Latina e do mundo

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, realizou, nos dias 17 e 18 de Julho, um intercâmbio técnico com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O intercâmbio teve como principal objectivo o fortalecimento das práticas institucionais da BIOFUND, com foco na monitoria institucional e de projectos, comunicação de resultados, e articulação entre áreas estratégicas como finanças e auditoria interna.

A equipa participante foi composta por Jéssica Julaia, Gestora de Monitoria e Avaliação (M&A), e Ernesto Chaúque, Oficial de M&A. Durante dois dias, as equipas dos dois fundos partilharam experiências, abordagens e boas práticas nas áreas de gestão de projectos, monitoria de impacto, controle financeiro, comunicação e auditoria interna.

As sessões de trabalho destacaram temas centrais como a importância da fluidez da informação entre as áreas técnicas, a transparência na comunicação de resultados, a eficácia nos sistemas de monitoria e o papel fundamental da auditoria interna na melhoria contínua dos processos.

Com quase 30 anos de experiência, o FUNBIO já desembolsou mais de 280 milhões de dólares (apenas nos últimos 15 anos) para cerca de 500 Áreas de Conservação no Brasil. A parceria formal entre o FUNBIO e a BIOFUND teve início em 2016, no âmbito de uma assistência técnica financiada pela Cooperação Alemã através da KfW. Nessa fase, o FUNBIO apoiou a BIOFUND no desenvolvimento de instrumentos estratégicos institucionais, como os Manuais Operacionais e o Plano Estratégico 2018–2022, além de ter desenhado e assessorado o início das formações regulares anuais, para gestores financeiros das áreas de conservação em Moçambique.

Esta foi a terceira missão de intercâmbio entre as duas instituições no Brasil, dando seguimento às primeiras visitas realizadas pela Direcção da BIOFUND em 2017. Na altura, a BIOFUND contava com apenas dois projectos no seu portfólio. Actualmente, a BIOFUND gere um portfólio em execução de aproximadamente 150 milhões de dólares, é membro fundador do Consórcio Africano de Fundos Ambientais (CAFÉ) e tem desempenhado um papel activo na mentoria e capacitação de outros fundos ambientais africanos.

Este intercâmbio antecede a participação da BIOFUND no VIII Congresso de Educação Ambiental, em Manaus, onde a Fundação partilhará a sua experiência acumulada ao longo de mais de 10 anos de actuação em Educação Ambiental em Moçambique.