O Monte Mabu, uma das áreas beneficiárias do programa PROMOVE Biodiversidade, destaca-se como um dos locais de maior valor ecológico em Moçambique. Com uma altitude máxima de cerca de 1700 metros e uma floresta de montanha que cobre 7880 hectares, esta região alberga espécies novas para a ciência, possui uma alta taxa de endemismo e inclui espécies listadas na Lista Vermelha da IUCN. Devido à sua importância ecológica e cultural, é essencial declarar a floresta do Monte Mabu como uma área de conservação comunitária com gestão efectiva.
Publicado em 20/06/2025
Conserva Mabu: Comunidades em Acção pela Biodiversidade com o Apoio do PROMOVE Biodiversidade
No âmbito do PROMOVE Biodiversidade, o Projecto de Apoio à Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário do Monte Mabu, implementado pelo consórcio WWF-ReGeCom-RADEZA com financiamento da União Europeia sob gestão da Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, foram criados 11 comités comunitários e foi estabelecida a unidade de gestão, associação conhecida como Conserva Mabu.
Criada em 2023 e sediada em Nangazi, a Conserva Mabu representa os 11 comités comunitários locais na gestão da Floresta de Mabu. Esta unidade de gestão tem se destacado pelo seu engajamento nas actividades de conservação do Monte Mabu entre as quais a delimitação da área proposta para a Área de Conservação Comunitária totalizando 9300 ha. A Conserva Mabu participou junto com a Administração de Lugela na submissão do pedido de declaração desta área de conservação à ANAC.
Os membros da Conserva Mabu realizam regularmente actividades de conscientização ambiental, remoção de armadilhas de caça na floresta e contribuem na promoção de meios de subsistência sustentáveis, como a agricultura de conservação, a apicultura e identificação de rotas para turismo ecológico. Essas iniciativas não apenas protegem a biodiversidade, mas também melhoram a qualidade de vida das comunidades locais, criando um modelo de desenvolvimento sustentável que pode ser replicado em outras regiões.
A Conserva Mabu é um exemplo inspirador de como a colaboração entre organizações internacionais, governo local, provincial e central e comunidades com o apoio de parceiros de desenvolvimento, pode impulsionar uma gestão participativa eficaz, garantindo a preservação da biodiversidade para a actual e as futuras gerações. Contudo, o sucesso desta abordagem participativa exige o reforço da capacidade técnica, liderança e governação transparente desta unidade de gestão. O programa PROMOVE Biodiversidade contribui na construção destes modelos de conservação da biodiversidade liderada pela comunidade nas paisagens beneficiárias.