Skip to main content

Publicado em 14/10/2025


Encontro com o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas destaca parceria estratégica para um plano de acção decenal e intervenções de qualidade em prol de Moçambique

13 de Outubro de 2025, Maputo — A BIOFUND foi recebida pelo Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Roberto Mito Albino, num encontro de alto nível que sublinhou a necessidade de equilibrar conservação da biodiversidade e desenvolvimento. O repto lançado pelo Ministro, acolhido pela BIOFUND com sentido de missão, foca a construção de uma mensagem única do país e de um plano de acção para os próximos 10 anos, assente em intervenções de qualidade e resultados mensuráveis.

Pontos-chave do encontro

Equação conservação-desenvolvimento: alinhar investimentos e políticas públicas para gerar impacto ambiental e económico positivo.

Uso sustentável: definição de módulos de exploração sustentável nas áreas de conservação e eventual revisão de fronteiras de coutadas, para disciplinar o uso dos recursos e minimizar conflitos homem-fauna bravia.

Revisão de instrumentos políticos e estratégicos: actualização de referenciais para responder a exigências internas e externas.

Qualidade e financiamento: foco na qualidade das intervenções e mobilização de financiamentos e projectos com parceiros nacionais e internacionais.

O Ministro Roberto Albino reconheceu a experiência e credibilidade técnica da BIOFUND, afirmando que a Fundação “tem capacidade técnica e respeitabilidade suficientes para captar financiamentos e projectos que garantam o equilíbrio entre conservação e desenvolvimento”.

Em resposta, o PCA da BIOFUND, Embaixador Carlos dos Santos, destacou que “a BIOFUND dispõe de capacidade técnica instalada para contribuir para o desenvolvimento sustentável, encontrando o equilíbrio certo entre conservação e desenvolvimento, em consonância com os compromissos globais assumidos por Moçambique”. O encontro contou com a participação do Director Executivo, Luís Bernardo Honwana, e quadros seniores da BIOFUND, bem como membros do Conselho Consultivo do MAAP.

Parceria reforçada com o MAAP

A BIOFUND regista este encontro como uma oportunidade de fortalecimento da colaboração institucional com o MAAP, com vista à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento do país. Esta visão de parceria, e objectivos comuns, orientará o desenho conjunto de soluções, a partilha de conhecimento e a coordenação de acções no terreno.

Leia também a nota do MAAP sobre o encontro — https://www.facebook.com/share/p/14KNBnst9Xs/