Publicado em 02/05/2025


Parque Nacional de Chimanimani e parceiros realizam plantação de árvores nativas para restauração de áreas degradadas

Mais de 25.100 mudas de espécies nativas foram plantadas em cerca de 14 hectares no Parque Nacional de Chimanimani (PNC), no âmbito da implementação do projecto piloto de melhoria de habitats. Fazem parte de espécies-chave plantadas para a restauração, a Brachystegia spp, Julbernadia globiflora, Erythrina lysistemon, Dychrostachis cinerea, entre outras.

Esta corresponde a primeira fase da meta global de plantio de um total de cerca de 216.000 mudas em 130 ha nas comunidades de Nhabawa e Chikuwa na Zona de Proteção Total do PNC. O plantio de mudas nesta primeira fase decorreu de 01 a 21 de Abril de 2025, em áreas previamente identificadas como degradadas por conta da abertura de espaços para o cultivo e outras actividades antropogénicas . A implementação do plantio foi realizada pelas comunidades locais contratadas pelo parque, e contou com a orientação, monitoria e supervisão de uma equipe multissectorial composta por técnicos do PNC, da Eden Reforestation e estudantes recém-graduados do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM) e Instituto Agrário de Chimoio (IAC).

Esta actividade é parte do projecto piloto de melhoria de habitats implementado no PNC em parceria com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) como teste de procedimentos e treinamento de actores para implementação de futuros contrabalanços de biodiversidade no parque. A iniciativa conta com o apoio financeiro da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM) através do projecto de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário (CBDC) implementado na paisagem de Chimanimani desde 2021.