O Comité de Gestão Comunitária (COGECO) de Chipanje Chetu, no distrito de Sanga, província do Niassa, beneficiou-se no presente mês, da entrega de meios circulantes, no âmbito do Projecto de Resiliência Rural de Moçambique (MozNorte), financiado pelo Banco Mundial e implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria a Administracao Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a Helvetas Mozambique.
Publicado em 01/09/2025
Projecto MozNorte reforça gestão comunitária em Chipanje Chetu com entrega de meios circulantes
A cerimónia, foi dirigida por Sua Excelência o Secretário de Estado da Província do Niassa, Silva Livone, e contou com a participação de autoridades locais, líderes comunitários e parceiros do projecto.
No total, foram entregues uma viatura, cinco motorizadas e vinte bicicletas, num investimento superior a 5,4 milhões de meticais, que irão reforçar a mobilidade e a capacidade de resposta do COGECO na gestão sustentável dos recursos naturais e na fiscalização comunitária.
Para além de facilitar a deslocação e a ligação entre comunidades distantes, os novos meios irão permitir que os membros do COGECO e dos CGRNs possam responder mais rapidamente a incidentes e apoiar activamente nas actividades de conservação da biodiversidade.
O Projecto MozNorte procura, assim, fortalecer a gestão sustentável dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, criar mais oportunidades de meios de vida para as comunidades do norte de Moçambique. A iniciativa reforça a participação comunitária na conservação e no desenvolvimento sustentável da região.