Skip to main content

Projecto USFS

O projecto USFS foi financiado pela USDA, Forest Service International Programs, através da USAID, e, em Julho de 2021, estabeleceu uma parceria estratégica com a BIOFUND para o fortalecimento da Rede de Áreas Protegidas de Moçambique.

O projecto surgiu para apoiar tanto os sectores público quanto privado em duas frentes principais:

Apoio à Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC)

O projecto fortaleceu as capacidades técnicas da ANAC, permitindo que os profissionais gerissem de forma eficiente os geo-dados das Áreas de Conservação. Esse suporte incluiu ferramentas e protocolos que conectaram diferentes plataformas e instrumentos, promovendo a tomada de decisão, o planeamento e a monitoria da conservação.

Apoio à Lugenda Wildlife Reserve (LUWIRE)

O projecto contribuiu para o fortalecimento da gestão comunitária dos ecossistemas e da conservação da vida selvagem a longo prazo. Entre as iniciativas implementadas estiveram:

Ferramentas de gestão de recursos naturais baseadas na comunidade;

Criação de acampamentos de safari geridos pelas comunidades;

Empoderamento de mulheres através da instalação de pequenas unidades de alfaiataria;

Assistência técnica em SMART Parks para actividades de fiscalização.

O projecto USFS representou um esforço conjunto para integrar conservação, desenvolvimento comunitário e inovação na gestão sustentável da biodiversidade em Moçambique.

402.329,64 USD

Orçamento

Resultados Esperados

Garantir assistência técnica para ANAC e uma rede de GIS operacional em vigor ligada em todas as Áreas de Conservação de Moçambique

Criação de empregos e melhorias de meios de subsistência para as comunidades, principalmente para as mulheres que vivem em LUWIRE

Financiador

Beneficiários