Em apoio à conservação da natureza - 9 Milhões de Euros doados à BIOFUND

biofund-acordo-img

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND acaba de receber do Governo Alemão através da KfW, uma doação de 9 milhões de euros para o seu fundo fiduciário.

Com este novo contributo, cujo contrato foi ontem (21/12/2017) assinado em Maputo, o volume total do apoio alemão à BIOFUND ascende a 25 milhões de euros.

O fundo fiduciário da BIOFUND conta também com outras subscrições importantes feitas pela Conservation International e pela GEF (Global Environmental Facility), através do Banco Mundial, totalizando neste momento o equivalente a 32 milhões de dólares americanos.

A BIOFUND financia os custos operacionais de grande parte das unidades do sistema nacional das áreas de conservação, utilizando recursos próprios e verbas disponibilizadas pela Agence Française du Development (AFD) e pelo Banco Mundial.

A lista actual das áreas de conservação beneficiárias de financiamentos da BIOFUND compreende o Parque Nacional das Quirimbas, a Reserva Nacional do Gilé, a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas, a Reserva Nacional de Chimanimani, o Parque Nacional do
Arquipelago de Bazaruto, o Parque Nacional do Zinave, o Parque nacional do Limpopo, o Santuário Bravio do Cabo São Sebastião, a Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro.

A BIOFUND, primeiro fundo ambiental do país, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cujo objectivo é providenciar um financiamento sustentável à conservação, de acordo com as melhores práticas internacionais.