Actualizado a 07/03/2024


+6000

ESPÉCIES DE PLANTAS

726

ESPÉCIES DE AVES

171

ESPÉCIES DE RÉPTEIS

85

ESPÉCIES DE ANFÍBIOS

3075

ESPÉCIES DE INSETOS

Moçambique é rico em recursos naturais e biodiversidade que são pilares vitais para o desenvolvimento do país. Cerca de 80% da população moçambicana, depende da biodiversidade e dos serviços ecossistémicos para a sua subsistência e recorre a estes recursos para garantir o seu bem estar social, ambiental e económico. No entanto, a contínua sobre-exploração da biodiversidade e perda de habitats, acelerada por projectos de desenvolvimento,  agricultura itinerante, poluição, juntamente com a introdução de espécies exóticas e os efeitos das mudanças climáticas, tem levado à degradação das espécies, habitats e ecossistemas únicos do país.

Moçambique possui  uma rica diversidade de ecossistemas e espécies, com cerca de 162 ecossistemas, e mais de 4000 espécies de fauna e 6300 espécies de plantas nativas e/ou naturalizadas, das quais, cerca de 300 espécies de plantas estão na lista vermelha da IUCN e 22% são endémicas. A fauna terrestre compreende cerca de  904 espécies de aves, 176 espécies de répteis, 90 de anfíbios (dos quais 28 são endémicas) e 3075 espécies de insectos.  Dos 162 ecossistemas, 87 estão ameaçados (criticamente em perigo-CR, em perigo-EN e vulnerável-VU) segundo a lista vermelha de ecossistemas, e mais de 450 espécies encontram-se ameaçadas segundo a lista vermelha de espécies.

Actualmente, o país conta com 30 Áreas-chave para a Biodiversidade (KBAs) já identificadas e delineadas, cobrindo uma área total de cerca de 139.977,95 km2, das quais 87%  KBAs em terra, com cerca de 134.050,06 km2 e 13% no ambiente marinho ocupando 5.927,89 km2. As KBAs terrestres ocupam 10% do território continental de Moçambique e as marítimas 1% da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do país.

  • Foram avaliadas 67 espécies da fauna, das quais 52% estão em risco de extinção (26.9% EN, 14.9% VU, 10.5% CR), sendo necessárias iniciativas de conservação para reverter essa tendência;
  • Cerca de 38 espécies de herpetofauna (anfíbios e répteis) foram avaliadas, das quais 80% dos anfíbios estão ameaçadas (EN) e 48% dos repteis caiem em uma das categorias de ameaça (18% CR, 18% EN e 12% VU)
  • Efectuado o mapeamento dos ecossistemas históricos de Moçambique, incluindo primeiro mapeamento da Lista Vermelha dos ecossistemas terrestres de Moçambique;
  • Governo está integrando as KBAs, a lista vermelha de espécies e ecossistemas no seu quadro legal, integração das KBAs no Plano Nacional de Desenvolvimento Territorial, bem como no Plano Espacial Marinho, como áreas a serem preservadas;
  • Diretrizes sobre “Negócios e KBAs: Gerenciando Riscos para a Biodiversidade”, traduzidas para o português. Estes identificam boas práticas ambientais que os projetos de desenvolvimento devem seguir quando implementados em ou em torno de KBAs.

A linha de costa tem cerca de 2770 Km e é caracterizada por uma diversidade de habitats que inclui praias arenosas, dunas costeiras, estuários, baías, florestas terrestres, mangais, tapetes de ervas marinhas e recifes de corais.

Os ecossistemas florestais constituídos por florestas nativas e bosques, cobrem cerca de 43% da área total do território moçambicano, dos quais 67% são florestas semi-decíduas, 20% florestas sempre verdes, as florestas de mangal compõem cerca de 1% e outros tipos florestais perfazem 12% dos habitats florestais, Estes tipos florestais albergam uma vasta biodiversidade faunística e vegetal e compõem paisagens únicas.

Novas espécies terrestres e marinhas continuam a ser descobertas em Moçambique, com enfoque para morcegos, aves, répteis, anfíbios, mamíferos, lesmas, e macroalgas.

O Governo criou uma plataforma de informação da biodiversidade de Moçambique, onde se encontra toda informação sobre a nossa biodiversidade (SIBMOZ)