Actualizado a 18/02/2019


Exposição “Parcerias para a Conservação em Moçambique e Feira sobre Biodiversidade”

Como parte do programa do seu lançamento publico em Junho 2015, a BIOFUND realizou uma exposição multimédia sobre a biodiversidade em Moçambique, identificando os projectos mais importantes em cada zona do país e os parceiros envolvidos nessas actividades. O evento incluiu também uma feira de cerca de 20 expositores ligados à conservação e biodiversidade. A exposição foi vista por milhares de visitantes com destaque para estudantes das escolas da capital. Resultante deste evento, foi iniciado um programa de itinerância desta exposição, visando especialmente os institutos de formação de professores em vários pontos do país.

A exposição e feira dedicaram um dia a jovens estudantes de escolas primárias e secundárias da cidade de Maputo, com visitas guiadas à exposição e actividades para encorajar o interesse das novas gerações pela natureza e conservação.

Os objectivos da BIOFUND com a realização deste evento foram:

  • Assinalar formalmente o estabelecimento da BIOFUND e a constituição do seu Fundo de Investimento.
  • A sensibilização sobre a conservaçãoem Moçambique.
  • Mobilizar apoio para a BIOFUND em Moçambique.
  • Reconhecer publicamente a adesão internacional ao projecto BIOFUND e criar condições para a angariação de mais contribuições para o Fundo de Investimento (“endowment”), de modo a garantir o aumento do contributo financeiro da BIOFUND às áreas de conservação.
Exposição “Parcerias para a Conservação em Moçambique e Feira sobre Biodiversidade”

A BIOFUND tem recebido apoio técnico e financeiro da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (através da KfW), da Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / “Global Environment Facility” (UNDP/GEF), Banco Mundial / GEF / IDA, Agencia Internacional dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID), “Conservation International / Global Conservation Fund” (CI/GCF) e da “World Wide Fund for Nature” (WWF).
A primeira fase de estabelecimento do Fundo de Investimento da BIOFUND foi iniciada com a assinatura em Dezembro de 2014 de acordos de financiamento com a KfW de 10 milhões de Euros e com o Banco Mundial / GEF de 3.2 milhões de USD e, em Fevereiro de 2015, com a CI / GCF de 1 milhão de USD.

Exposição “Parcerias para a Conservação em Moçambique e Feira sobre Biodiversidade”