Publicado em 26/08/2019


V Edição da maior Exposição da Biodiversidade ficará na memória dos residentes de Manica

Quase 4000 pessoas tiveram acesso a V edição da maior amostra da biodiversidade de Moçambique, entre os dias 8 e 17 de Agosto de 2019, na cidade Chimoio, província de Manica, um evento visitado por Sua Excelência o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, e realizado em sinergia com os jogos escolares.

Durante a visita, o Chefe de Estado desafiou a BIOFUND a sistematizar os conteúdos da biodiversidade de Moçambique e transformar os ricos conteúdos da exposição num livro. Trata-se da exposição intitulada a “A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável” que compreende uma exposição multimédia, uma feira, palestras, sessões de filmes, entre outras actividades de educação ambiental.

Este ano, a exposição multimédia teve lugar na Universidade Católica de Moçambique, cidade de Chimoio, delegação de Manica, foi composta por 84 painéis ilustrando diferentes ecossistemas e espécies, complementada por uma exibição de cerca de 32 filmes relacionados com a biodiversidade de Moçambique.

“A visita à exposição foi uma oportunidade impar para complementar os meus conhecimentos sobre a rica biodiversidade de Manica e de Moçambique no global, com particular destaque para algumas espécies endémicas de flora” afirmou Chilasse Salvador Fernandes, jovem formado em Ecoturismo e Gestão de Fauna Bravia, pelo Instituto Superior de Manica.

O evento também contou com uma Feira que teve a participação de 27 expositores, entre organizações ligadas à conservação, instituições de ensino, empresas privadas, Governo, projectos e artesãos locais que mostraram o melhor dos seus trabalhos e iniciativas, entre os dias 8 e 10 de Agosto.

O primeiro dia de actividade foi marcado por uma sessão, no período matinal, que incluiu um fórum com o título “Exploração Mineira e Poluição das Águas: Desafios e Soluções” que contou com a participação de 257 pessoas. O sucesso deste evento foi tão evidente que, segundo a organização do evento, vários parceiros da BIOFUND tem solicitado que o mesmo se repita em Maputo.

Ainda no primeiro dia, a sessão da tarde ficou marcada pela apresentação, feita por representantes da Reserva Nacional de Chimanimani, Fauna & Flora International e Parque Nacional de Gorongosa, dos resultados de estudos sobre “A Conservação da Biodiversidade e Identificação de Novas Espécies na Reserva Nacional de Chimanimani”. É de assinalar ainda o lançamento do Mapa das Artes de Manica, produzido pelo Cine Group com apoio da BIOFUND, que estájá disponível nos principais locais turísticos da cidade.

O período de 10 a 17 de Agosto, para além de um Festival de Educação Ambiental na Escola Secundária de Sussudenga, distrito de Sussundenga, que movimentou cerca de 1.200 pessoas, englobou a realização de palestras de educação ambiental em parceria com a ANAC, FNDS e EcoMicaia na universidade UniZambeze e nos centros de acomodação dos jogos escolares: Lar de Bagamoio, Instituto de Formação de Professores – Chibata e Instituto Agrário de Chimoio.Como parte integrante do programa dos jogos escolares, os desportistas fizeram uma visita guiada à exposição no dia 15 de Agosto.

Por seu turno, segundo a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, a exposição é de tal relevância que representa uma oportunidade clara para estudar-se modos de inclusão dos conteúdo da mesma ao nível das salas de aula, tendo incentivado a BIOFUND a continuar a impulsionar estas discussões.

A BIOFUND contou com a colaboração do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Governo Provincial de Manica, Conselho Autárquico de Chimoio, Conselho Autárquico de Sussundenga, Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Sussudenga (SDEJTS), instituições de ensino, sector empresarial e organizações não governamentais.

Esta edição, teve a particularidade de incluir, no dia 9 de Agosto, o lançamento da campanha contra a caça furtiva, assinalada pelo filme “Elephant Defender”, produzido pela ANAC.