Publicado em 22/05/2020


22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade

Celebra-se hoje, 22 de Maio, o Dia Internacional da Biodiversidade, data estabelecida pela Organizaçãodas Nações Unidas (ONU), em 22 de Maio de 1992 com o objectivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da Conservação da Diversidade Biológica.

A data foi estabelecida em homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convecção da Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Conventionon Biological Diversity”.

Anualmente, são levados a cabo diversas actividades de sensibilização ambiental no sentido de chamar de atenção sobre as várias acções humanas que prejudicam o tecido biológico da natureza. No presente ano de 2020, a data celebra-se numa altura em que o mundo e o nosso país em particular atravessam um momento crítico por conta da pandemia do COVID-19 causado pelo novo Coronavírus, doença que já dizimou milhares de vidas humanas em todo mundo.

No âmbito desta pandemia, é importante reflectir sobre todas as acções que poem em perigo não só a nossa segurança, mas também de todas as outras espécies que compõem a Diversidade Biológica.