Publicado em 14/03/2024


47 Jovens embarcam na Jornada de Conservação da Biodiversidade através do PLCM

Nesta segunda-feira, 11 de Março de 2024, a Cidade de Maputo testemunhou um evento que marca o início de 47 novos estagiários na 6ª edição dos estágios pré-profissionais do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM). Esses jovens, oriundos de diferentes regiões do país, deram o primeiro passo da jornada de conservação que promete impactar positivamente o futuro da conservação em Moçambique.

O evento contou com a presença de representantes das instituições de conservação, parceiros, e financiadores, com destaque para a Fundação para a conservação da Biodiversidade (BIOFUND), Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Instituto Nacional do Emprego (INEP), Banco Mundial e Governo da Suécia.

Os estagiários, serão distribuídos por diversos centros de estágio em todo o país, incluindo instituições de conservação a nível central e Áreas de Conservação, onde terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a sua formação académica e contribuir para o desenvolvimento desses locais.

Júlia Sitóe, uma jovem formada em Biologia Marinha pela Universidade Eduardo Mondlane partilha a sua perspetiva sobre esta iniciativa:

Esta oportunidade abre portas e amplia a visão dos recém-graduados. É uma integração no setor da conservação da biodiversidade, e eu darei o meu melhor durante estes 6 meses, acredito que este é apenas o começo de uma jornada de aprendizagem prática para a minha carreira profissional“..

Por outro lado, Alexandre Azarias, jovem formado em Eletricidade Auto vê no estágio uma oportunidade de aprendizagem em matérias de conservação da biodiversidade e não só.

Este estágio é um desafio para a minha área de formação, vou aprender muito sobre conservação e vou desenvolver as minhas competências em Eletricidade Auto”, destacou.

O PLCM é coordenado pela BIOFUND, em parceria com a ANAC, com o financiamento do Banco Mundial e do Governo da Suécia. O Programa desempenha um papel crucial no fortalecimento das capacidades e habilidades dos futuros profissionais do Sistema Nacional das Áreas de Conservação, desde o seu início em 2020, o programa de estágio já beneficiou cerca de 250 jovens de todo país. Saiba mais sobre o programa de estágios do PLCM AQUI!