Publicado em 07/08/2018


A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável – Exposição temática sobre biodiversidade, palestras, exibição de filmes, sessões de educação ambiental e muito mais!

Após a sua inauguração, a Exposição de Biodiversidade de Moçambique intitulada “A Cultura da Conservação e o Desenvolvimento Sustentável” este ano com destaque para o tema Harmonizando o Desenvolvimento Económico e a Conservação da Biodiversidade, a decorrer na ESHTI, continua aberta ao público, diariamente, até ao dia 12 de Agosto (veja o programa completo de todas as actividades aqui e ainda os destaques desta edição aqui). Também diariamente e até ao final do evento, será possível assistir à exibição de filmes sobre biodiversidade e conservação em Moçambique (poderá consultar aqui o programa detalhado desta actividade).

Hoje (6 de Agosto), inicia-se um ciclo de mais de 20 palestras (programa de palestras disponível para consulta aqui) que vão decorrer ao longo de toda a semana, entre os dias 6 a 10 de Agosto. Simultaneamente, vão decorrer sessões de educação ambiental, jogos e actividades didácticas para crianças e acções de limpeza nas praias da província.

O programa de palestras para o dia de hoje conta com os seguintes temas:

  • Mwenje na dualidade entre a conservação e a cultura: a árvore no futuro e o futuro da árvore (Leonildo Missael, UP Maxixe);
  • O uso sustentável da polpa e semente da mafura (Angelina Chadreque, Bio Óleos de Miombo).

Ainda no dia de hoje, terão lugar três minicursos:

  • Práticas sustentáveis e técnicas de reciclagem (Natalie Andersson-Nordine, Dino’s Beach Bar);
  • Embaixadores do Oceano, conversa com Antigos pescadores de Inhambane (MMF);
  • Programa Coral Reef Club, apresentação do programa pelos Adolescentes do Coral Reef Club (MMF).

No dia 9 de Agosto será inaugurada a feira de biodiversidade que contará com mais de 30 expositores, com a representação dos Parques e Reservas da Província, diversas instituições do Governo, Academia, ONG’s e projectos locais de conservação e desenvolvimento sustentável.

Ao final da tarde o evento será complementado com a projecção de filmes e networking em espaços chave da cidade de Inhambane, que permitirá a troca de experiências e partilha de conhecimento entre os participantes do evento. No dia 9 de Agosto, esta actividade terá lugar no Zoom +1 Lounge Bar, localizado na rua de Chimoio, bairro Balane 2, ao lado da Sociedade Notícias (mais informação aqui). No dia 10 de Agosto, o programa será realizado no Restaurante Bistro O Pescador, localizado na Avenida Eduardo Mondlane, junto à ponte cais (mais informação aqui).

Ainda durante todo o período do evento, até dia 12 de Agosto, no Hotel Casa do Capitão, poderá ser visitada a exposição fotográfica sobre biodiversidade de Moçambique (mais informação aqui).