Publicado em 26/11/2018


BIOFUND participa na 20ª Assembleia Anual da Rede de Fundos Ambientais da América Latina e do Caribe (RedLAC) realizada em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia

A Rede de Fundos Ambientais da América Latina e do Caribe (RedLAC) reuniu-se entre 27 de Outubro e 1 de Novembro de 2018 na cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, na sua vigésima Assembleia Anual com o tema Criatividade e Inovação para um Desenvolvimento Sustentável.

Este evento realiza-se anualmente de forma rotativa entre os países membros e para o presente ano foi realizado na Bolívia com o apoio do FUNDESNAP, FCBC e Fundacíon Natura.

Estiveram presentes no evento mais de 130 participantes entre membros da RedLAC, CAFÉ – Consórcio Africano de Fundos Ambientais, membros do governo, agências multilaterais, bilaterais, sociedade civil, sector privado, representantes de áreas protegidas, academia, media e palestrantes especiais para apresentar e debater sobre a temática de criatividade e inovação no sector de financiamento para a conservação da biodiversidade.

A RedLAC considera o aprendizado contínuo e a inovação como um valor da rede, que ao longo destes anos não só se limitou ao seu perfil financeiro, mas foi para além das dimensões ambientais, sociais e económicas, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável local, nacional, regional e global, integrando todos sectores relevantes da sociedade.

É neste sentido que a RedLAC, destacou nesta Assembleia as principais contribuições e inovações de um trabalho conjunto de 20 anos da sua existência, destacando as lições aprendidas como base para enfrentar os desafios para o alcance da Agenda 2030.

Durante este evento várias sessões paralelas foram realizadas, incluindo a sessão sobre mecanismos inovadores de financiamento sustentável facilitada pelo Conservation Finance Alliance (CFA), sessão de monitoria e avaliação, contrabalanços de biodiversidade, resultados do projecto K, mesa redonda de doadores, histórias de sucesso na região e a Assembleia Geral.

Uma viagem de campo complementou o conceito de Inovação desenvolvido na Assembleia através da experiência de turismo em uma área regional protegida e patrimônio natural da Bolívia – o Parque Regional Lomas de Arena e o Centro de Ecologia Aplicada Simón I. Patiño que busca validar e transferir metodologias para implementar a agricultura sustentável em solos tropicais frágeis, buscando reduzir a poluição ambiental, causada pela agricultura intensiva.

A participação da BIOFUND neste evento representou uma oportunidade de aprendizagem e de troca de experiências sobre as mais variadas áreas de intervenção dos fundos ambientais. O programa de contrabalanços de biodiversidade da BIOFUND esteve em destaque e foi apresentado em duas sessões técnicas, nomeadamente o Workshop do Conservation Finance Alliance a Sessão do Projecto K – Projecto K – Conhecimento para Acção da RedLAC e CAFÉ.

Para mais informações consulte a página:  www.redlac.org