Publicado em 21/10/2022


CAN de Futebol de Praia 2022 será palco de acções de Conscientização Ambiental

Para além do desporto, o Campeonato Africano de Futebol de Praia que tem lugar na Cidade de Vilanculos, província de Inhambane, nos dias 21 a 28 de Outubro de 2022, contará com várias actividades de conscientização ambiental, com foco na conservação da biodiversidade marinha, sob lema “Juntos pela Protecção e Reprodução do Dugongo“.

Entre as actividades, destacam-se a exposição sobre a biodiversidade marinha, palestras sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos com foco para o dugongo, o plantio de mangal e a limpeza de praias. Com estas acções, pretende-se elevar o conhecimento e a consciência dos jogadores das 7 selecções africanas que vão participar no evento, e dos mais de 2000 adeptos de futebol esperados no local e do público em geral sobre a importância da acção humana na conservação dos ecossistemas marinhos e da biodiversidade no seu todo.

Estas acções de consciencialização ambiental são uma parceria entre a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), o Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto (PNAB) e outras organizações de gestão ambiental.

A BIOFUND apoia desde 2017, ações de gestão, monitoria de biodiversidade e educação ambiental em parques e reservas marinhas e costeiras, com destaque para o PNAB e o Cabo de S. Sebastião, que contribuem para a preservação e aumento da população de dugongos no país e no mundo.

O dugongo é uma espécie classificada pelo IUCN como vulnerável à extinção. O PNAB, possui a única população viável de dugongos do Oceano Índico ocidental.

Fique ligado às nossas páginas e acompanhe as próximas actualizações destas actividades.