Publicado em 09/11/2022


COMO O DESPORTO PODE INFLUENCIAR NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS DO CAN DE FUTEBOL DE PRAIA 2022

O Campeonato Africano de Futebol de Praia, realizado de 21 a 28 de Outubro de 2022, na Cidade turística de Vilanculos, província de Inhambane, juntou cerca de 18000 pessoas, entre jogadores, grandes individualidades da área de Futebol e não só, adeptos e público em geral, que, para além de acompanhar o futebol, fizeram parte de uma corrente de conscientização ambiental em benefício da biodiversidade marinha, especialmente o Dugongo.

Afinal, de que forma o desporto pode influenciar na conscientização ambiental e promover mudanças de atitudes para melhor conservação da biodiversidade?

Para o selecionador Nacional do Futebol de Praia – Abineiro Ussaca, o desporto pode desempenhar um papel fundamental na sensibilização da sociedade e particularmente dos adeptos do futebol a contribuírem para um ambiente limpo e saudável, especialmente para a biodiversidade marinha.
Como desportistas, somos uma chave fundamental para influenciar as pessoas na protecção do meio ambiente, e devemos ser um exemplo para a sociedade. Temos por exemplo o dever de recolher todos recipientes descartáveis que usamos e depositar no local certo, pois todos os resíduos sólidos deixados ao ar livre terminam no mar, e quando estes entram no mar, causam danos irreparáveis nas espécies que por lá habitam“.

Dentro da arena de Vilanculos, onde decorreu o CAN de Futebol de praia 2022, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), montou uma exposição de biodiversidade marinha, que durante o campeonato, foi um mecanismo de divulgação de informação sobre a relevância dos habitats para as espécies marinhas e de ambas para os seres humanos. Ainda no âmbito de conscientização ambiental em Vilanculos, a BIOFUND, o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), o Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto (PNAB) e a Reciclagem e Serviços, trabalharam em conjunto numa série de actividades de educação ambiental orientadas para a protecção dos oceanos e vida marinha. Destaque para a limpeza das praias, o plantio de mangal, palestras nas escolas primárias e secundárias de Vilanculos e uma palestra especial dirigida aos jogadores da seleção Moçambicana de Futebol de Praia. Estas ações tiveram um impacto significativo nos jovens estudantes, desportistas e público local, tendo alcançado directamente cerca de 6000 pessoas,

Recebemos com bom agrado as orientações da BIOFUND e parceiros, como desportistas e influenciadores digitais. Vamos expandir esta mensagem de conservação do meio ambiente, queremos transmitir para as outras pessoas o quanto é importante conservarmos a biodiversidade. É de louvar esta iniciativa que nos despertou a consciência e responsabilidade ambiental. Faremos a nossa parte!”. Ângelo Tomas, Capitão da Selecção Nacional de Futebol de Praia.

O futebol é um desporto de massas e com um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação dos cidadãos e influenciando na mudança de comportamento. Desta forma, o campeonato africano de futebol de praia foi um veículo de promoção da conservação e protecção da biodiversidade marinha.

Estes resultados foram alcançados porque houve dedicação de múltiplas equipas. Independentemente das nossas diferenças, olhamos todos para os mesmos objectivos. A iniciativa foi muito bem alinhada e o trabalho de equipa foi excelente!” Frisou Armado Nguenha – Administrador do PNAB.