A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, realizou uma missão estratégica ao Complexo de Marromeu (composto pela Reserva de Marromeu e as Coutadas 10, 11, 12, 14), liderada pelo Director Executivo Luís Bernardo Honwana, com o objectivo de reforçar a articulação com o Governo local, com o Sector Privado e com as Comunidades em prol da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.
Publicado em 18/11/2025
Conservação e Desenvolvimento: BIOFUND reforça alianças estratégicas para a conservação no Complexo de Marromeu
Durante a missão, realizada entre os dias 11 e 13 de Novembro de 2025, a equipa percorreu as Coutadas 10, 11, 14, bem como a Reserva Nacional de Marromeu, onde conheceu de perto a realidade de cada uma destas áreas, a sua gestão, desafios e constrangimentos, bem como os apoios ao desenvolvimento comunitário.
Contributo estratégico das Coutadas para a conservação e o desenvolvimento local
Estas Coutadas de caça controlada, de grande beleza natural, recebem quase metade dos turistas cinegéticos que visitam anualmente Mocambique, sendo já empresas de referência internacional, com varios nichos de mercado na sua especialidade. A sua actividade representa, além de uma importante fonte de receitas para o estado e as comunidades, uma forma de protecção e de presença estratégica ao redor da Reserva Nacional de Marromeu, contribui para o controle da caca furtiva, gera empregos, assegura a substência das comunidades e oferece apoio social multifacetado.
Coutada 11 Zambeze Delta Safaris: um exemplo de recuperação da fauna
A Coutada 11 é gerida pela Zambeze Delta Safaris (ZDS), que conta com mais de 30 anos de operação no terreno e apresenta resultados notáveis na recuperação da fauna, evidenciados pelo aumento significativo da maioria das populações faunisticas, conforme o último censo de fauna realizado em 2024. A ZDS tem igualmente expandido o seu programa de conservação de felinos, com a reintrodução de leões e chitas, e o desenvolvimento de equipas científicas dedicadas a estudos ecológicos. Para além dos resultados de conservação, a ZDS investe de forma consistente em iniciativas sociais, incluindo a construção de escolas, a criação de um centro de saúde e o apoio a actividades económicas locais, como a agricultura, a produção e comercialização de mel.
Coutada 10 Marromeu Safaris: comunidades como aliadas da conservação
A Coutada 10, é gerida pela Marromeu Safaris, que opera na coutada a há mais de uma década, e se destaca pela forte inclusão das comunidades locais no combate à caça furtiva e no apoio a iniciativas de desenvolvimento comunitário. A empresa tem igualmente estabelecido parcerias relevantes, com destaque para a Associação Portuguesa de Apoio a Africa (APOIAR), para promover o apoio a educação e apoiar cozinhas escolares que garantem duas refeições diarias a todos os alunos.
Coutada 14 Nyati Safaris: biodiversidade e integração de jovens profissionais
A Coutada 14 é gerida pela Nyati Safris a cerca de 30 anos e mantém o seu acampamento principal mais a sul da coutada, junto a fronteira com a Reserva de Marromeu, uma zona particularmente rica em biodiversidade dentro do complexo. Durante a visita foi destacado o valor acrescentado trazido pelos estagiarios do PLCM, cuja contribuição técnica, dedicação e forte engajamento no apoio comunitário, tem tido um impacto muito positivo na região e na redução da caça furtiva.
Encontros institucionais para alinhamento estratégico
A missão incluiu reuniões institucionais com a Administradora do Distrito de Marromeu, Maria Waite Juliasse, e com o Administrador da Reserva Nacional de Marromeu, Benjamin Luís Garrife Massangaisse, em conjunto com representantes da Frankfurt Zoological Society. (FZS), entidade parceira da ANAC, de apoio técnico e financeiro a Reserva de Marromeu. As partes abordaram o alinhamento de esforços para a implementação do Projecto de Meios de Vida Costeiros e Resiliência Climática (CLCR), financiado pela Millennium Challenge Corporation (MCC).
Por sua vez, a Administradora do Distrito de Marromeu, Maria Waite Juliasse, expressou satisfação com a visita e destacou o desejo de ver reforçada a presença da BIOFUND na promoção de projectos de conservação e mitigação do conflito homem-fauna bravia.
Um Ecossistema de relevância internacional
O Complexo de Marromeu, localizado no Delta do Zambeze, é reconhecido como um dos ecossistemas mais ricos e emblemáticos da África Austral. É desde 2004 reconhecido internacionalmente como Sítio Ramsar, o que significa que é uma Zona Húmida de Importância Internacional, protegida ao abrigo da Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas. A BIOFUND tem vindo a apoiar diversas iniciativas transformacionais na paisagem do Complexo de Marromeu, destacando o Projecto MozBio 2, financiado pelo Banco Mundial que terminou em 2024, implementado na Reserva de Marromeu.
Parcerias estratégicas: um avanço determinante para a conservação em Moçambique
A partir de 2025, a BIOFUND estabeleceu um Grant de longo prazo, de apoio a custos recurrentes operacionais da RN Marromeu, que tem sido usado numa planificação conjunta com a FZS. Destaque também para o apoio do BioFundo de Emergencia durante a pandemia do Covid-19, em que as Coutadas 11, 14 e a RN Marromeu, beneficiaram de apoio para o pagamento de salarios de fiscais e trabalhadores locais, onde um total de mais de 1000 pessoas tiveram os seus empregos assegurados, durante 18 meses.
Esta missão, cuja logística e hospedagem foi gentilmente facilitada pelos diversos operadores, reconhece o papel fundamental, simultaneamente comercial, de conservação, de desenvolvimento e filantrópico dos operadores privados nesta paisagem. Marca ainda, um passo significativo na consolidação das parcerias estratégias bem como na preparação da Fase 1 do Projecto CLCR que iniciará em 2026, reforçando o papel incontornável da BIOFUND no financiamento à conservação e na promoção de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
