Skip to main content

Publicado em 27/08/2026


Conservar para impactar: Comunidades de Nampula recompensadas por restaurar e proteger mangais

Comunidades de Memba, Nacala-à-Velha e Mossuril, em Nampula, receberam os primeiros incentivos financeiros por resultados na restauração e protecção de mangal, em cerimónias inéditas, realizadas a 25 e 26 de Agosto, em Memba e  Mossuril, reunindo mais de 150 participantes representantes das autoridades locais, comunidades e parceiros de implementação do projecto Futuro Azul.

Na ocasião, mais de 953 Mil Meticais foram entregues a seis comunidade pelo cumprimento das metas de restauração de 117 ha e protecção de 850 ha, no âmbito do projecto-piloto de Contrabalanços de Biodiversidade implementado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), em parceria com a Wildlife Conservation Society (WCS) e a Direcção Nacional do Ambiente e Mudanças Climáticas (DINAMC), em parceria com o projecto Futuro Azul.

A entrega de cheques a comunidade enquadra-se no âmbito de um mecanismo de Pagamento Baseado no Desempenho ligado a Contrabalanços de Biodiversidade, através do qual as associações comunitárias são remuneradas em função dos resultados de restauração verificados no terreno por um agente independente. A verificação do ciclo Janeiro-Junho de 2026, feita em Julho, confirmou o cumprimento das metas. Este mecanismo inovador em Moçambique, permite garantir e canalizar benefícios visíveis e imediatos às comunidades que contribuem para a conservação da biodiversidade local.

Em Memba, a cerimónia de entrega dos cheques às comunidades de Memba e Nacala-à-Velha, foram lideradas pelo Secretário Permanente do Distrito, Daniel Gimo, em representação do Administrador do Distrito. Na sua intervenção, o governante manifestou gratidão à BIOFUND e aos parceiros do Projecto Futuro Azul por esta iniciativa que, não só promove a conservação, mas que traz benefícios palpáveis às comunidades, contribuindo significativamente para o cumprimento do plano do governo.

O governo tem muitos parceiros, mas a BIOFUND e a WCS marcam diferença pelos resultados impactantes e palpáveis que estão sendo produzidos nas comunidades”. Destacou o governante, que na ocasião  recomendou as comunidades para o bom uso do valor que receberam e que continuem a envidar esforços para proteger o mangal, para seu próprio benefício.

As comunidades beneficiárias manifestaram a sua satisfação e mencionaram que parte do valor recebido será usado para serviços básicos das comunidades, como abertura de poços de água, construção e reabilitação de escolas, aquisição de carteiras, aquisição de materiais e equipamentos de recreação como bolas de futebol e equipamentos para jovens.

No Distrito de Mossuril, a cerimónia de entrega dos cheques às comunidades foi dirigida pela secretária permanente distrital, Luisa Nahone, em representação do Administrador do Distrito.

Esta iniciativa insere-se nos Projectos-Piloto de Melhoria de Habitats, implementados desde 2021 no âmbito do Programa COMBO+, e contou com o apoio financeiro do Governo da Suécia, através do Programa de Conservação da Biodiversidade.