Publicado em 16/06/2020


Dia Mundial da Tartaruga Marinha

Celebra-se hoje, 16 de Junho o Dia Mundial da Tartaruga Marinha. Este dia é especialmente dedicado para ressaltar a importância destes animais maravilhosos.

Conhecidas como sentinelas do mar, as tartarugas desempenham um papel fundamental nos ecossistemas marinhos. Estas são como “espécies-chave”, que se alimentam de uma variedade diversa de outras espécies, de alforrecas (tartaruga de couro), esponjas (tartaruga bico de falcão), ervas marinhas (tartaruga verde), elas moldam o ambiente ao seu redor e ajudam a manter saudáveis recifes de coral e outros ecossistemas marinhos, que por sua vez produzem uma série de benefícios para os seres humanos.

Entre a sua contribuição para a Conservação da Biodiversidade, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, contribui para a preservação das Tartarugas Marinhas através do apoio à monitoria destes animais nas diferentes Áreas de Conservação, como na Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro, Santuário Bravio de Vilanculos, Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, e Parque Nacional das Quirimbas.