Publicado em 11/05/2018


Dia mundial das aves migratórias

(Unificando as nossas vozes para a conservação das aves)

11 de Maio de 2018 é o dia internacional das aves migratórias. A data foi instituída pelo Agreement on The Conservation of African-Eurasian Migratory Waterbirds (AEWA), juntamente com a Convention on the Conservation of Migratory Species of Wild Animals (CMS), com o propósito de celebrar e também iniciar programas e eventos educacionais para a conscientização e preservação das espécies.

Esta é uma celebração de que começa no segundo fim-de-semana de Maio de cada ano. Este dia é uma oportunidade para convocar governos, organizações e indivíduos para salvar e conservar espécies ameaçadas, como algumas espécies de aves migratórias.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) comunicou que mais de 40 países participarão das actividades do dia, que buscam aumentar a cooperação internacional para a conservação das aves migratórias. Como parte das comemorações, haverá festivais, programas educacionais, excursões para observação de pássaros e concursos de fotografia.

Cerca de 19% das aves do planeta são viajantes. Elas enfrentam um grande número de ameaças causadas por actividades humanas, como degradação de habitats, caça e extracção de madeira, entre outras. O PNUMA lembrou que actualmente mais de 1.200 aves estão em perigo de extinção.

Embora as razões da diminuição do número de aves migratórias sejam complexas e digam respeito especificamente a determinadas espécies, o declínio global é um reflexo do problema ambiental geral, associado à perda mundial de habitats e biodiversidade.

Sendo vulneráveis às mudanças ambientais, as aves migratórias dependem de locais onde param para descansar e para se alimentarem durante as suas longas viagens, mas estes locais estão ameaçados ou a desaparecer em consequência do desenvolvimento agrícola, urbano, industrial e de infra-estruturas.

Moçambique possui terras húmidas ao longo da costa frequentadas por aves migratórias. As terras húmidas de Marromeu são as mais notórias e de valor ecológico global, por isso foi declarada como reserva dentro da Convenção de RAMSAR. As outras áreas de terras húmidas de elevado valor ecológico localizam-se no Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto e na região de Maputaland. As principais aves migratórias observadas em Moçambique incluem as seguintes: Pelecanus onocrotalus, P. ruescens, Ciconia episcopus, Anastomus lamelligerus, Ephippiorhynchus senegalensis, Mycteria ibis e Sterna caspia.

Além destes lugares, a variedade de aves que pode ver no Parque Nacional da Gorongosa é simplesmente de tirar o fôlego. A melhor época do ano para ver as aves é Novembro, quando as aves migratórias chegam a Moçambique e as aves residentes têm a plumagem brilhante para a época de reprodução. Mais de 150 diferentes espécies podem ser registadas num único dia nesta época do ano.