Publicado em 26/10/2022


Exposição da BIOFUND no CAN inspira a juventude a fazer mais pela Biodiversidade

A exposição de Biodiversidade marinha e costeira da BIOFUND, presente na arena do Campeonato de Futebol de Praia 2022 desde o dia 21 de Outubro, que decorre em Vilanculos até ao dia 28 de Outubro de 2022, elucida sobre a importância das espécies marinhas e dos seus habitats e chama a atenção para a necessidade das pessoas fazerem mais pela protecção da diversidade biológica em Moçambique.

Os cerca de 900 visitantes que por lá passaram até ao momento, em particular os jovens, mostram interesse em fazer mais pela biodiversidade.

Antes de ver esta exposição marinha, não tinha a dimensão da importância dos oceanos e da vida marinha, hoje, percebo que é necessário conservarmos os mangais para garantir a vida das espécies marinhas que são importantes para a nossa sobrevivência e para a manutenção do turismo. Esta, é uma informação importante e eu vou passar para as outras pessoas que ainda não sabem o que devem fazer para ajudar a proteger a biodiversidade!” Disse Custódio Inácio, jovem de 17 anos, residente em Vilanculos.

Esta exposição, que faz parte da campanha de celebração dos 10 anos da BIOFUND, também contou com a visita de diversas personalidades, destacando o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, Governador de Inhambane Daniel Chapo, Administrador de Vilanculos Edmundo Galiza Matos Jr. Secretário de Estado do Desporto Carlos Gilberto Mendes, Presidente da Federação Moçambicana de Futebol Faizal Sidat entre outras individualidades

Para além da exposição, a BIOFUND em coordenação com o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) o Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto (PNAB) já realizaram palestras sobre a proteção da biodiversidade marinha, limpeza de praias e plantio de mangal na área costeira de Vilanculos.