Publicado em 08/06/2020


Exposição Online do Ecossistema dos Mangais e da Vida Subaquática, Marca a Celebração do Dia Mundial dos Oceanos

A exposição virtual enquadra-se no evento de celebração do Dia Mundial dos Oceanos, celebrada hoje, dia 8 de Junho de 2020, Sob o lema “Inovação e Sustentabilidade do Oceano: Mar Limpo, Ecossistema Protegido”.

O ecossistema marinho em Moçambique está sob pressão por conta das actividades humanas, que afectam directamente os oceanos. A exibição fotográfica com temas ligados aos ecossistemas marinhos está focada em chamar a atenção para o papel importante dos oceanos na vida dos seres humanos e salientar sobre as práticas humanas que prejudicam os oceanos.

Nos ecossistemas costeiros, os mangais são responsáveis por muita da produtividade marinha e costeira (peixe, moluscos, crustáceos, etc.). Eles são também críticos para a estabilidade da zona costeira, contribuindo para a protecção da costa contra a erosão, para a qualidade da água do mar onde os mangais funcionam como filtros.

Em Moçambique, os mangais são uma das formações vegetais mais abundantes, cobrindo cerca de 300 mil hectares, com maior predominância nas províncias de Nampula, Zambézia e Sofala.

O evento foi organizado pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas – MIMAIP em parceria com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, WWF Moçambique, USAID/SPEED+, Académicos e membros das comunidades locais. Para além da exposição virtual, os organizadores prepararam uma sessão de Telescola e vão ainda anunciar os vencedores do concurso “Filmar para Sensibilizar”, concurso promovido pela BIOFUND, onde jovens fizeram pequenos vídeos sobre a importância dos Oceanos.