Publicado em 09/07/2019


Fórum Destaca Alguns dos Maiores Desafios da Maior Área de Conservação Marinha de Moçambique

Este foi um dos resultados do fórum realizado no passado dia 18 de Junho, sobre “As Maravilhas e Desafios da Maior Área de Conservação Marinha de Moçambique”, no âmbito da Assembleia Geral da BIOFUND, que teve lugar no Montebelo Indy Maputo Congress, Maputo.

O Fórum teve como perspectiva trocar experiências sobre os esforços de conservação realizados nesta área de protecção ambiental, debater sobre os vários desafios que se colocam a sua gestão, particularmente associada ao crescente desenvolvimento económico na região, e explorar sinergias para promoção de um desenvolvimento sustentável.

O evento contou com representantes de entidades financeiras, membros do governo, sociedade civil, academia, comunidades locais, sector privado e media.

Durante o debate foram destacados aspetos relacionados com a dinâmica do funcionamento da APAIPS, com destaque para alguns problemas que esta área de protecção tem enfrentado, nomeadamente: o desflorestamento do mangal devido a factores antropogénicos; a actividade de mineração que tem alterado as condições ambientais, desencadeando e contribuindo para diversos problemas ambientais que alteram o equilíbrio ao meio ambiente marinho; a não existência de uma estrutura administrativa; e a possível ocorrência de branqueamento dos corais.

Por outro lado, Mateus Mutemba, Director da ANAC, um dos convidados do painel, referenciou que “o presente momento é um marco muito importante, no arranque de um novo trabalho entre diferentes actores, visando uma gestão efectiva, que começou com a contratação e apresentação da administradora da APAIPS aos parceiros nas províncias de Zambézia e Nampula. A partir desse momento estão sendo criadas condições para coordenação e aproveitamento de oportunidades para um desenvolvimento, que considere as diferentes formas de recursos existentes na referida área de protecção”.

A seguir encontre os temas e links das apresentações do fórum incluindo um vídeo:

Anabela Rodrigues, Directora – WWF

Maria João – WWF e parceiros

Benjamim Bandeira e Hugh Brown, UP-Maputo

Envolvimento comunitário nas iniciativas de conservação da biodiversidade da APAIPS

Domingos Almeida, Associação de Pescadores Artesanais de Pebane, APAPE