Publicado em 30/07/2020


Lançamento do Projecto de Melhoria do Equilíbrio entre a Conservação da Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável na Reserva Nacional de Chimanimani

A Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD e o Fundo Francês para o Meio Ambiente Global – FFEM em parceria com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, lançam um novo projecto para a melhoria do equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento rural na Reserva Nacional de Chimanimani.

Trata-se de um projecto com duração de 4 anos, que visa garantir a conservação da biodiversidade assim como assegurar o desenvolvimento sustentável das comunidades na Reserva Nacional de Chimanimani. O projecto éresultado de uma nova subvenção no valor de 4,2 milhões de euros financiada pela AFD e FFEM com a parceria da BIOFUND.

Na componente de conservação da biodiversidade, o projecto apoiará a redução da desflorestação através da garantia dos direitos fundiários comunitários das populações das 12 aldeias da zona tampão e do reforço do envolvimento das populações locais na gestão dos recursos naturais.

Por outro lado, o projecto visa promover a inclusão das mulheres nos órgãos de representação comunitária através da emissão de DUAT aos agregados familiares dirigidos por mulheres e em conjunto com os cônjuges, e da sensibilização das mulheres e da comunidade para os direitos fundiários das mulheres.

Ainda no mesmo contexto, será criada uma área-piloto de restauração ecológica e será testado um mecanismo de hierarquização de compensação dos impactos na biodiversidade daquela Área de Conservação com o apoio da BIOFUND.

Para mais informações, acesse o link do Comunicado de Imprensa