Publicado em 28/09/2023


Monitorização em Tempo Real de Elefantes Inicia no Parque Nacional de Chimanimani

Entre os dias 16 e 19 de Setembro no Parque Nacional de Chimanimani foram colocados dispositivos de monitorização em três elefantes como parte de um projecto inovador para mitigar conflitos entre Homem e Fauna bravia. A iniciativa,  financiada pela Agência Francesa para Desenvolvimento através da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), visa melhorar a monitorização de corredores ecológicos e estimativas de populações de animais.

O projecto faz parte de uma acção mais ampla, que tem como principal objectivo fornecer dados essenciais para a gestão de conflitos entre seres humanos e animais selvagens. Além da colocação das coleiras, técnicos do parque receberam formação no uso de um software especializado para monitorização virtual dos elefantes. Este software permite aos técnicos do parque aceder a informações precisas e em tempo real sobre os padrões de movimentação dos animais.

Essa iniciativa representa um feito notável na proteção dos elefantes, que são ícones da biodiversidade em Moçambique. O Parque Nacional de Chimanimani reforça assim seu compromisso com a preservação da natureza e a promoção de uma coexistência harmoniosa entre seres humanos e a vida selvagem.

Clique aqui para mais informações acerca do projecto CBDC.