Publicado em 05/10/2021


Tema: Actividades Essenciais de Fundos Ambientais – Como Determinar o Impacto das CTFs na Conservação: Desafios e Práticas

Hora: 11:25 – 13:00  (Hora de Moçambique)

Dia: Quinta-feira, 07 de Outubro, 2021

Painelista: Camila Monteiro

Posição: Gestora, Terranomics

Camila Monteiro é Administradora de Empresas por formação, começou a sua carreira trabalhando em funções de marketing para empresas multinacionais no Brasil e em Espanha, incluindo Microsoft e Schlumberger. Tem 15 anos de experiência na concepção, implementação e avaliação de mecanismos financeiros sustentáveis para a conservação na América Latina, Caraíbas, e África. Passou uma década no Funbio, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, um dos maiores Fundos Fiduciários de Conservação do mundo. Durante este tempo, liderou projectos internacionais através da RedLAC, a Rede de Fundos Ambientais da América Latina e Caraíbas, e a Aliança Financeira para a Conservação, centrados no conhecimento e inovação de mecanismos financeiros para a conservação.

Ao longo da sua carreira, Camila trabalhou em mais de 25 países e é apaixonada por intercâmbios multiculturais como forma de aprendizagem. Camila é fluente em português, espanhol e inglês.

Tem liderado o desenvolvimento de vários programas de financiamento nacionais e regionais, mobilizando recursos internacionais para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. O seu trabalho tem-se concentrado em apoiar fundos fiduciários, Organizações Não Governamentais,  e o sector público a conceber instrumentos e adoptar práticas para alavancar o financiamento privado em torno da conservação. Camila tem também sido uma aliada, no programa de formação de liderança em conservação baseado no mercado, onde baseia-se em soluções financeiras combinadas na Amazónia brasileira.