Publicado em 07/10/2021


Tema: Sessão de Encerramento
Hora: 16:00-16.30 (Hora de Moçambique)
Dia: Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021
Painelista: Carlos Manuel Rodriguez
Função: Director Executivo e Presidente da GEF

Advogado de profissão, político por escolha e conservacionista de coração, Carlos Manuel Rodriguez foi eleito Director Executivo e Presidente do Global Environment Facility pelo seu corpo directivo, o Conselho do GEF, em Junho de 2020.

O antigo ministro da Energia e Meio Ambiente da Costa Rica foi pioneiro no desenvolvimento de iniciativas e estratégias de Pagamento por Serviços Ecossistêmicos para a restauração florestal, conservação dos oceanos e descarbonização, e é um especialista internacionalmente reconhecido em política ambiental, negociações ambientais multilaterais e financiamento para a conservação da natureza. Durante os seus três mandatos como Ministro do Meio Ambiente e Energia, a Costa Rica duplicou a dimensão das suas florestas, tornou seu sector eléctrico 100% limpo e renovável, e consolidou um Sistema de Parques Nacionais que posicionou o país centro-americano como principal destino de ecoturismo.

Rodriguez ocupou vários cargos técnicos e políticos nos últimos 30 anos. No início dos anos 1990, ele trabalhou como Director do Serviço de Parques Nacionais da Costa Rica e também é fundador e membro do conselho de muitas ONGs ambientais e institutos de pesquisa tropical. Desde a Cimeira de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em 1992 no Rio, ele participou em todas as negociações ambientais multilaterais, como negociador especialista na UNFCCC, CBD e UNCCD, e participou das negociações para a criação e implementação do GEF e do Fundo Verde para o Clima. Após seu segundo mandato como Ministro, ele foi Vice-Presidente da Política Global na Conservation International por 12 anos, trabalhando em 30 países tropicais na América Central e do Sul, África e Sudeste Asiático.