Publicado em 22/10/2021


Tema 1: Mecanismos de Financiamento Inovadores – O Potencial dos Contrabalanços da Biodiversidade em África.

Hora: 11:25–13:00 (Hora de Moçambique)
Dia: Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021

Painelista: Denise Nicolau

Função: Coordenadora do Programa de Contrabalanços da Biodiversidade na BIOFUND

Denise Nicolau é a Coordenadora do Programa de Contrabalanços da Biodiversidade na BIOFUND desde 2017. Denise é mestre em Biologia Aquática e Ecossistemas Costeiros pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique e, nos últimos 9 anos, tem trabalhado na conservação da biodiversidade em Moçambique com um forte enfoque na conservação de mangais, estabelecimento e gestão de áreas protegidas de carbono azul e marinhas.

Denise tem desempenhado um papel relevante assessorando a Secretaria da BIOFUND e instituições governamentais no processo de tomada de decisão em relação à definição de intervenções de conservação da biodiversidade, incluindo planeamento de uso da terra, desenvolvimento de ferramentas de monitoria de impactos sobre a biodiversidade, particularmente resultantes do desenvolvimento económico, aprendizado e troca de experiências práticas e testes de novos esquemas financeiros que podem apoiar a conservação da biodiversidade em Moçambique, tais como contrabalanços de biodiversidade, pagamento por serviços de ecossistema e envolvimento do sector privado na conservação da biodiversidade.

Denise também fez parte da equipa técnica estabelecida em Moçambique pelo Governo de Moçambique e a Wildlife Conservation Society para o delineamento das Áreas Chave para a Biodiversidade (KBAs) em Moçambique. Denise é também membro do Grupo Temático de Mitigação de Impactos e Compensação Ecológica da IUCN, e tem representado Moçambique nas discussões sobre a implementação da hierarquia de mitigação no país. Denise é também uma entusiasta da fotografia de vida selvagem.